PUBLICIDADE

Alimentos leves e dieta detox eliminam excessos da Páscoa

29 mar 2013 - 07h26
(atualizado às 07h26)
Compartilhar
Exibir comentários

Diante da variedade de comidas e, principalmente, de chocolates, fica difícil não exagerar na comilança durante a Páscoa. Mas, antes de declarar um período de fome pós-feriado para eliminar as calorias extras saiba que há alimentos e atitudes capazes de driblar a sensação de estufamento.

Apenas fechar a boca não compensa o excesso e ainda é prejudicial à saúde, pois o corpo precisa de nutrientes para que o fígado possa expurgar todas as toxinas. “Quando saímos de um período como esse, o ideal é comer alimentos leves ao longo do dia, de três em três horas. Ficar apenas em jejum traz malefícios”, explica Fernanda Vaz, nutricionista da Clínica de Nutrição Funcional Patrícia Davidson Haiat, do Rio de Janeiro.

Ao voltar à rotina, já na segunda-feira, é preciso diminuir a quantidade de alimentos oleosos e incluir cereais integrais como pães, arroz, frutas e verduras, por serem ricos em fibras. No prato, também não deixe de fora brócolis, couve-flor e couve, pois eles contêm nutrientes estimulantes para o fígado.

Paralelamente à readequação do cardápio, é aconselhável praticar mais exercícios físicos nos dois dias seguintes à comemoração. “O ideal é aumentar o ritmo em atividades leves, como caminhadas. Para aqueles que realmente exageraram, é preciso evitar musculação pesada para não sobrecarregar o corpo”, avalia Fernanda. 

Detox

Outra opção de voltar à forma é apelar para as famosas dietas detox. “Elas são indicadas para quem comeu muito na Páscoa, assim como as pessoas que têm uma alimentação muito pesada e pioraram com os chocolates”, afirma Fernanda. 

Dica eficiente é consumir, no domingo, um suco verde para eliminar as substâncias nocivas. Para isso, basta bater no liquidificador uma maçã, folhas de couve e água de um coco verde. A fruta e a hortaliça ajudam a eliminar o que está em demasia no organismo, enquanto o líquido é um repositor com nutrientes importantes para as funções metabólicas.

Fonte: Agência Hélice
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade