0

Cabelos curtos: conheça 10 pecados de quem adota o look

Ter o cabelo curtinho curtinho pode parecer mais prático, mas é preciso atenção a alguns cuidados como pontas saudáveis e tintura em dia. Especialistas ensinam a evitar erros

20 ago 2013
10h13
atualizado às 12h02
  • separator
  • comentários

Manter os fios mais curtos, além de ser uma das tendências atuais, é sinônimo de praticidade. Comprimentos menores significam menos tempo no chuveiro, menos produtos e menos tempo dedicados ao cabelo.

Apesar de tudo isso ser verdade, um corte estilo 'joãozinho' ou acima dos ombros não dispensa cuidados para garantir pontas saudáveis, tintura em dia e corte bem-feito.

Além disso, ter menos cabelos em volta do rosto acaba evidenciando a face e o corpo em geral. Pensando nisso, o Terra conversou com especialistas que enumeram os principais erros, que devem ser observados e evitados. Confira os 10 principais.

Fios oleosos
Cabelos curtos tendem a ficar oleosos mais rapidamente. E se o couro cabeludo secreta oleosidade em excesso, é preciso ficar atento. "Isso acontece porque o condicionador é praticamente aplicado no couro cabeludo. O resultado é o aumento da oleosidade", diz Ana Paula Nesi, cabeleireira do Zerran Coiffeur.

Para evitar aspecto como o dos cabelos da atriz Elsa Pataky, use uma quantidade bem pequena de condicionador, quase insignificante e só nas pontinhas. Para evitar o problema, Sonia Nesi, hairsylist do Studio de Beleza Sonia Nesi, recomenda que as madeixas sejam lavadas, no máximo, em dias alternados e com xampu específico. “A dica que dou para minhas clientes é lavar os fios com água de morna para fria, que ajuda a reduzir a oleosidade”, diz Sonia.

Corte atrasado
Ficar pensando se vai ou não cortar os cabelos ou protelar para aparar as pontinhas não é para quem adotou fios curtos. “Esse tipo de cabelo perde o corte com muita facilidade, os fios vão crescendo e ficam mais volumosos”, diz a cabeleireira Margareth Soares, do Werner Dias Ferreira, do Rio de Janeiro. Ir ao salão mensalmente ou no máximo em um mês e meio é fundamental para que os fios não fiquem desestruturados e com cara de desleixo ou ainda que a franja não fique caindo nos olhos, como no caso da atriz Anne Hathaway.

Coloração em dia
Nos fios curtos ou longos, a coloração precisa ser mantida em dia. Nos curtos, o problema é que os fios ganham aspecto bicolor muito rapidamente. Caso seja essa a intenção, é preciso cuidar do aspecto, como faz a apresentadora Ana Maria Braga. Se não for seu caso, siga a dica do especialista Daniel Oliveira, da Ophicina do Cabelo, e invista em luzes, que necessitam de retoques menos frequentes. Mas com uma ressalva: “as luzes não servem para cobrir cabelos brancos, apenas dão uma ilusão que escondem os grisalhos”, afirma o especialista.

<p>Manter a hidratação em dia é um cuidado importante</p>
Manter a hidratação em dia é um cuidado importante
Foto: Getty Images

Descuidar da hidratação
Todo cabelo precisa de uma boa hidratação, de pelo menos 15 em 15 dias. Os curtinhos necessitam de cuidados especiais para evitar o ressecamento, como mostra a atriz australiana Portia de Rossi. “Evite produtos hidratantes que contenham silicone, pois vão aumentar ainda mais a oleosidade dos fios”, garante Edy Clemente, hairstylist do Werner Coiffeur Botafogo.

Evitar alisamentos
A terapeuta capilar Marina Marques, do Crystal Hair, não indica fazer processos químicos como escova progressiva ou definitiva. “O produto pode tocar no couro cabeludo e queimá-lo, fazendo com que descame”, alerta ela. Marina ainda dá outro motivo para evitar esse tipo de procedimento: “essas escovas costumam deixar as pontas dos cabelos arrepiados, mudando completamente o corte e visual”, finaliza a terapeuta. A atriz Zoe Kravitz exemplifica bem o caso.

Formato de rosto inadequado
Apesar de não existirem regras para escolher um corte curto ou longo, especialistas em imagem recomendam analisar o formato do rosto. "Em geral, a sugestão é colocar volume onde falta e tirar de onde já tem", explica a consultora de imagem Fernanda Doná. A atriz Tilda Swinton, por exemplo, que tem o rosto muito fino e costuma usar mais volume no alto da cabeça, poderia 'preencher' as laterais da cabeça com os fios.

Pessoa pequena com cabeça grande
O formato do rosto é o principal aspecto a ser levado em consideração para definir o corte de cabelo. Mas pessoas de silhueta muito pequena podem ganhar aspecto 'cabeçudo' com pouco cabelo. Em 2005, quando passou a circular com fios bem curtos, a atriz Natalie Portman foi elogiada pela beleza do rosto, mas ficou com proporções estranhas entre o corpo e a cabeça.

Silhueta grande
Mulheres grandes, com curvas, como a cantora gospel Jessica Reedy, acabam ganhando aspecto desproporcional entre a cabeça e o corpo. Um corte mais volumoso daria mais equilíbrio à sua figura.

Brincos muito grandes
Segundo a consultora Fernanda Doná, um pescoço longo é uma qualidade positiva, que ajuda a dar aspecto de silhueta mais esguia. Portanto, não vale cobrir a região com acessórios muito grandes, como fez a atriz Eva Pigford. Repare que os brincos cobriram seu pescoço.

Pescoço curto
A conquista de um visual alinhado passa pela valorização dos pontos fortes e disfarce dos fracos. Portanto, uma pessoa de pescoço curto ou largo, como Sharon Osbourne, deveria cobrir a região com a ajuda dos cabelos, que funcionam como moldura para o rosto. 

&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;lt;a data-cke-saved-href=&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot;http://www.terra.com.br/beleza/infograficos/cabelos-famosas-mudanca-visual/&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot; href=&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot;http://www.terra.com.br/beleza/infograficos/cabelos-famosas-mudanca-visual/&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot;&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;gt;Mudan&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;ccedil;a de visual&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;lt;/a&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;gt;
Fonte: Ponto a Ponto Ideias Ponto a Ponto Ideias

compartilhe

comente

  • comentários
publicidade