PUBLICIDADE

Conheça os tipos de escova e escolha a melhor para você

8 set 2014 - 12h26
(atualizado às 12h29)
Compartilhar
Exibir comentários
Nunca deixe restos de químicas ou produtos que possam juntar bactérias ou fungos, principalmente em lugares úmidos e escuros. O uso inadequado da escova pode gerar fios quebradiços e embaraçados
Nunca deixe restos de químicas ou produtos que possam juntar bactérias ou fungos, principalmente em lugares úmidos e escuros. O uso inadequado da escova pode gerar fios quebradiços e embaraçados
Foto: Shutterstock

Não se engane: a escova ideal para o seu tipo de cabelo é aquela que não deixa os fios arrepiados, tampouco com aquela sensação de ter lavado as madeixas e encarado uma ventania. Mas existem fatores que ajudam no processo de escolha do artigo. A funcionalidade é uma delas.

Saber a razão de obter o produto, seja para enrolar os fios ou alisá-los, será determinante para entender se o seu cabelo estará forte o bastante para receber certos tipos de escovas. Não apenas elas, mas chapinha e procedimentos químicos também. O material apresentado no produto também difere no efeito que se deseja causar ao look.

Opções em náilon, por exemplo, são indicadas para cabelos ondulados e lisos, mas o excesso de calor nessa escova pode danificá-la. As mistas oferecem cerdas naturais e seu papel é alisar e soltar as mechas, enquanto as escovas com puras cerdas naturais são indicadas para finalizar penteados, domando os fios rebeldes.

Convicta de que a espessura da escova está diretamente relacionada ao tamanho dos cabelos (madeixas mais curtas devem receber opções menores, enquanto cabelos longos, escovas maiores), a médica dermatologista e membro da Sociedade Brasileira do Cabelo, Leticia Bertazzi, faz um alerta quanto ao hábito de escovar a cabeleira em excesso: “Pode ser prejudicial, pois a exagerada tração do fio não é aconselhável”, ensina ela, para quem pessoas que realizam tintura em casa ou estejam passando por um tratamento de queda capilar podem buscar o auxílio de uma escova especial.

Para algumas mulheres, o acessório é substituído pelo pente. Embora a primeira opção ajude a alisar e modelar os fios, a outra desembaraça as madeixas. Em tese, escova e pente podem formar um excelente dueto.

Escolha certa

Para cabelos lisos ou levemente ondulados prefira as escovas grandes, normalmente as cerdas mais estreitas são indicadas para domar os poucos fiozinhos fora do lugar.

Já as madeixas crespas pedem cerdas de plástico, muito apropriadas para ondulados e cacheados também. O único problema é a eletricidade que geram (escovas em aço inox apresentam algumas aberturas para a dissipação do calor - são mais usadas em salões. Cabelo crespo e volumoso pode receber escovas grandes e cerdas bem juntinhas para facilitar o alisamento).

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade