0

Oito dicas mostram como fazer escova de salão (em casa!)

Escolher um xampu de qualidade e passar reparador de pontas depois de usar o secador são segredinhos dos cabeleireiros

16 set 2014
13h00
atualizado em 10/10/2014 às 11h27
  • separator
  • 0
  • comentários

Surgiu um convite para uma festa de última hora e você não conseguiu um horário com seu cabeleireiro? Não precisa se descabelar porque é possível fazer uma escova com resultado de salão em casa. A hair stylist Megue Costa, do salão Emme Vip, de Minas Gerais, dá oito dicas para você arrumar o próprio cabelo.

Retirar a umidade dos fios antes de escovar evita que o cabelo receba excesso de calor
Retirar a umidade dos fios antes de escovar evita que o cabelo receba excesso de calor
Foto: studio1901 /Shutterstock

Capuz inflável promete produzir efeito de escova nos fios

Expert ensina truques para fazer escova modelada em casa

Escova modelada dá efeito de babyliss ao cabelo

Use xampu de qualidade
“Quando usamos xampu de qualidade, específico para o tipo e as necessidades do nosso cabelo, a escova fica mais bonita, brilhante, tem menor chance de frisar e facilita a escovação”, explica a profissional. Os bons xampus têm mais tecnologia e nutrientes, repondo as moléculas que os fios perdem com colorações, vento, piscina, mar e outras agressões.

Lave bem o cabelo
“Pode parecer bobeira, mas uma lavagem bem ou mal feita determina uma boa ou má escova, duradoura e com brilho ou uma escova ruim, com frizz e que acaba em um dia. Se o cabelo ficou oleoso, é sinal de que pode ter sido mal lavado. É importante lavar os fios de duas a três vezes até que o xampu espume muito com pouca quantidade”, indica a hair stylist. É essencial enxaguar bem o produto, para retirar todos os resíduos. Antes de aplicar a máscara, retire a umidade do cabelo, a água impede que o produto penetre no fio, impedindo a ação hidratante.

Aplique bom condicionador ou máscara, de preferência da mesma linha do xampu
“Geralmente, o xampu prepara o cabelo, abrindo as cutículas para receber o condicionador ou máscara, produtos com maior quantidade de nutrientes que fecham as cutículas, deixando os fios mais brilhantes”, esclarece Megue.  

Use protetor térmico
 Depois da lavagem, Megue indica que é hora de aplicar o leave-in com proteção térmica: “Ele é essencial para proteger os fios do calor do secador e facilita a escovação, além de garantir maior brilho. O produto pode ser usado da raiz às pontas, porém em pequena quantidade”.

Retire a umidade dos fios
A hair stylist explica que é preciso retirar a umidade dos fios antes de começar a escovar e cada tipo de cabelo tem uma necessidade diferente: “Retirando a umidade, evita-se que os fios recebam excesso de calor sem necessidade, queime ou resseque. A escova fica perfeita da mesma forma e muito mais fácil de fazer”.  

Afro ou muito enrolado/frisados: não retire a umidade, pois como esses tipos de cabelos geralmente são mais finos e secam muito rápido, a escova ficaria armada
Enrolado sem muito frizz: retire 50% da umidade
Ondulado: retire 70% da umidade
Liso: retire 90% da umidade

Seque bem as mechas
Divida a frente do cabelo de orelha a orelha e prenda essa parte. Divida a parte de trás ao meio, na vertical, de forma que o cabelo fique dividido em quatro partes. Comece por um dos quadrantes da parte de trás, pegando mechas de um a dois dedos de espessura. Seque muito bem as mechas, com o secador a pelo menos 3 cm de distância para não queimar.

“Quanto mais secar e passar a escova, mais bonito o cabelo ficará, pois é isso que o deixa mais liso, sem frizz e com brilho. O segredo para modelar bem as pontas, seja para dentro ou para fora, é girar muito a escova no sentido desejado, quanto mais habilidade para girar secando ao mesmo tempo, mais modelada ela ficará”, indica.

Passe reparador de pontas
Use o reparador de pontas bem leve só para valorizar o brilho da escova e deixar as pontas com um ar ainda mais saudável.

Para ondas, use bobes
“Se você gosta de movimento, uma opção é usar bobes na parte da frente, lembrando que eles devem ser colocados logo que secar a mecha, com ela ainda quente, para dar forma. Solte os bobes somente quando for sair. As pontas ficam mais modeladas, com muito movimento e a raiz mais solta. O resultado é um cabelo lindo”, ensina.

Fonte: Canarinho Press
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade