Alisamento ou relaxamento? Confira tira-teima sobre o tema

Saiba a diferença entre alisamento e relaxamento e qual é a melhor opção para você exibir os fios lisos e disciplinados

30 set 2014
13h00
  • separator
  • comentários

Manter o cabelo em seu estilo natural está em alta, mas há mulher que prefira domar os fios, optando por relaxamento ou alisamento. São muitas as opções no mercado, mas na hora de decidir qual o produto e procedimento serão adotados, surgem dúvidas sobre o efeito que cada uma trará ao cabelo. A hair stylist Viviane Siqueira, do salão Pierre Louis Coiffeur, no Rio de Janeiro, responde os dez principais questionamentos sobre os processos químicos.

Cabelo alisado deve manter rotina de hidratação e reconstrução
Cabelo alisado deve manter rotina de hidratação e reconstrução
Foto: Piotr Marcinski/Shutterstock

Oito dicas mostram como fazer escova de salão (em casa!)

Programação ajuda a evitar erros na hora da transformação

Pentear antes de dormir ajuda a preservar cabelo liso

Qual a diferença entre o alisamento e o relaxamento?
Alisamento é a técnica feita para transformar o fio para liso. O relaxamento é usado para diminuir o volume.

O alisamento é indicado para que tipo de cabelo?
O alisamento pode ser feito em qualquer tipo de cabelo, é indicado para a mulher que deseja ter os fios bem lisos, chapados.

E o relaxamento?
Já o relaxamento é indicado para o cabelo volumoso e sem forma. Ele controla o volume e dá forma aos cachos, disciplinando os fios.

Quais devem ser os cuidados antes e depois do alisamento?
Tratamento de reconstrução antes e depois do alisamento é essencial. A química retira muita proteína e lipídio do fio, é preciso repor o que se perde. Além disso, muita hidratação, pois com a perda proteica, o fio resseca mais facilmente.

Como deve ser a finalização de um cabelo com alisamento?
Deve- se usar leave-in para proteger o cabelo das agressões naturais, pois o fio alisado fica muito mais sensível. Dependendo do efeito que a mulher quiser, pode deixar secar naturalmente ou usar o secador para modelar pontas e a franja.

Cabelo com alisamento deve usar qual tipo de produto?
Produtos específicos para cabelo quimicamente tratado. É muito importante manter manutenção e cuidado especial com os fios alisados porque eles podem perder movimento e brilho se não forem bem tratados. De nada adianta um cabelo liso, mas sem vida.

As escovas de cabelo influenciam na forma do liso?
Sim. De acordo com o material, formato e cerdas, umas alisam mais, outras modelam. É indicado pedir orientação ao profissional sobre a melhor escova para cada tipo de cabelo.

Hidratação e reconstrução ajudam a alisar o cabelo?
Esses processos não têm efeito de transformação, são tratamentos.

Para quem tem fios ondulados e crespos, como conquistar o liso perfeito?
Procurar um profissional especializado em transformação e também não relaxar nos cuidados. É preciso seguir todos os passos recomendados antes e depois do alisamento, fazer tratamentos de reconstrução, utilizar os produtos corretos e fazer a manutenção regularmente.

Qual a quantidade que o cabelo liso deve usar de produtos condicionantes, como leave-in e máscaras, para não ficar pesado?
É recomendável usar uma medida que varia de uma moeda de 50 centavos a pouco mais de 1 real, depende do tamanho. Mas sempre do comprimento até as pontas, nunca na raiz.

Fonte: Canarinho Press

compartilhe

comente

  • comentários
publicidade