Expert ensina segredos para lavar e secar os fios em casa

23 jun 2014
12h08
atualizado em 10/10/2014 às 11h32
  • separator
  • comentários

Ter bons hábitos com os fios em casa é essencial para que eles fiquem bonitos e saudáveis. Os cuidados inadequados podem comprometer os resultados de procedimentos feitos no salão. Para ajudar a manter a saúde capilar, o salão Laces and Hair, em São Paulo, promove a reeducação capilar com suas clientes para ensinar a escolher os produtos mais adequados e a lavar e secar os fios corretamente.

O xampu deve ser aplicado nos fios duas vezes, para uma limpeza profunda
O xampu deve ser aplicado nos fios duas vezes, para uma limpeza profunda
Foto: Shutterstock

“Quando a cliente chega ao salão, fazemos primeiro uma análise do seu dia a dia, como quantas vezes por semana lava os fios, para dar indicações mais precisas do que fazer. O cabelo passa por muitos desgastes, é uma maratona. É importante devolver os nutrientes, usando máscara com aminoácidos duas vezes por semana e fazer hidratação profunda no salão todo mês”, explica a hair stylist Cris Dios.

Lavagem
O primeiro passo é escolher o produto adequado ao seu tipo de fio e couro cabeludo. A água deve estar em temperatura de aproximadamente 25º. O calor excessivo é prejudicial. A mulher deve ter um recipiente onde possa diluir o xampu e o condicionador antes de aplicar no cabelo.

“Indico diluir uma medida de xampu para duas de água e aplicar no couro cabeludo. Isso ajuda a espalhar o conteúdo em toda a região, não deixando alguns pontos com excesso de produto e outros ainda com sujeira e oleosidade. O mesmo é feito com o condicionador, lembrando que, mesmo se o cabelo for ressecado, ele não pode ser aplicado na raiz”, aponta Cris.

É indicado passar o xampu duas vezes. A primeira vai retirar a sujeira mais grossa e a segunda realmente limpar os fios. Finalizar a lavagem com água mineral ajuda o cabelo a ficar mais leve e maleável.

Secagem
A escova de cerda natural tem mais afinidade com o cabelo, não deixa a cutícula eriçada e os fios arrepiados, por isso é preferível à de cerda sintética. Antes de fazer a escova, cerca de 70% do cabelo já deve estar seco, lembrando que o secador não deve encostar nos fios. “Não aconselho usar chapinha e babyliss após toda lavagem. O calor danifica muito o cabelo. Quando for realmente necessário, minha dica é colocar um papel alumínio bem esticado na chapa, para distribuir melhor o calor”, explica a especialista.

Fonte: Canarinho Press

compartilhe

comente

  • comentários
publicidade