Nutricionista lista 5 alimentos que beneficiam o cabelo

19 mar 2014
07h11
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Um cabelo saudável e bonito é reflexo de uma alimentação balanceada. Para ajudar nessa tarefa de comer bem e ao mesmo tempo dar uma forcinha para o seu cabelo, a nutricionista Graciane Leal, da Via Verde Naturais, do Rio de Janeiro, listou cinco alimentos que geram benefícios reais para os fios.

Saiba a importância de comer bem para ter cabelo saudável. Alimentos ricos ferro, zinco e cálcio, como o iogurte, estão entre os que mais bem fazem aos fios
Saiba a importância de comer bem para ter cabelo saudável. Alimentos ricos ferro, zinco e cálcio, como o iogurte, estão entre os que mais bem fazem aos fios
Foto: Shutterstock

Alimentos como a cenoura, o salmão, o espinafre, a aveia e o iogurte são capazes de reduzir a oleosidade, melhorar a elasticidade e prevenir a queda. “Um cabelo bonito está relacionado à quantidade de nutrientes e água presentes no organismo. Por isso, cada um destes alimentos possui o que o cabelo precisa para o fio crescer bem: minerais, vitaminas e os fitoativos”, explica.

Cenoura – rica em vitamina A e carotenoides

Interrompe a degeneração das células capilares causada pela oxidação, controla a produção sebácea, reduzindo a oleosidade excessiva do couro cabeludo, melhora a elasticidade do fio e regula a multiplicação celular.

Salmão – rico em ácidos graxos essenciais

A carência causa a desorganização no processo de queratinização do couro cabeludo, propiciando o aparecimento de caspa e deixando o fio mais fino e frágil. Por outro lado, quando consumido com regularidade, torna o cabelo mais forte e saudável.

Espinafre – rico em ferro

Esse mineral que participa da formação dos glóbulos vermelhos nutre os folículos capilares. A carência desse nutriente causa perda de brilho, ressecamento, fraqueza e até queda.

Aveia – rica em zinco

Essa substância é fundamental para a síntese de proteínas e o fio é formado 98% por proteínas.

Iogurte – rico em cálcio

A baixa quantidade no organismo fragiliza o cabelo, deixando-o quebradiço. Contribui para o metabolismo do ferro e vitaminas vitais no crescimento dos fios; sua ação também é essencial para a formação das proteínas do cabelo.

Fonte: Canarinho Press
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