Raiz exige atenção especial; veja 5 cuidados

Somente coloração, alguns tratamentos e produtos específicos podem ser aplicados na raiz

27 nov 2014
13h00
  • separator
  • 0
  • comentários

Na busca por um cabelo bonito e saudável, a mulher muitas vezes investe em diversos produtos para aplicar em casa, além do tratamento no salão. O que pode estar faltando para que o fio fique fortalecido é um cuidado mais intenso com a raiz, essencial para o desenvolvimento de um cabelo resistente à queda e à quebra. A hair stylist Viviane Siqueira, do salão Pierre Coiffeur, no Rio de Janeiro, dá cinco dias para melhorar o trato da raiz.

O cuidado com a raiz é essencial para ter um cabelo forte e saudável
O cuidado com a raiz é essencial para ter um cabelo forte e saudável
Foto: Syda Productions/Shutterstock

Intercalar tratamentos no salão e em casa recupera os fios

Alisamento ou relaxamento? Confira tira-teima sobre o tema

Confira lista de 10 coisas para nunca fazer no seu cabelo

1- Cuidado com alisamento

Exceto em tratamentos e produtos específicos para o couro cabeludo, somente a coloração pode ser aplicada na raiz do cabelo e ainda assim, com muito cuidado pelo profissional. Viviane orienta que alisamentos possuem uma técnica especial e não são aplicados diretamente na raiz: “Por isso muitas mulheres reclamam de queda após progressivas e afins. O ideal é que o alisamento seja feito por um excelente profissional e a raiz seja preservada”.

Foto: schankz/Shutterstock

Crédito: schankz/Shutterstock

2- Produtos para a raiz
Aposte em produtos específicos para tratamentos de couro cabeludo ou de raiz, como anti-queda, fortificante ou esfoliante, e nos que promovem limpeza profunda do couro cabeludo. A dica da profissional é sempre consultar as instruções de uso do rótulo.

Foto: Shutterstock

Crédito: Valua Vitaly/Shutterstock

3- O que não passar na raiz
Produtos de tratamento muito carregados de matéria-prima gordurosa devem ser aplicados do comprimento às pontas para não dar oleosidade ao couro cabeludo. Assim como também leave-in, gloss e sérum. “O efeito é parecido com os poros da pele, se existe muita oleosidade e resquícios de produtos, os poros podem entupir, provocando queda de cabelo, dermatite seborreica e caspa”, esclarece a hair stylist.

Foto: Shutterstock

Crédito: Valua Vitaly/Shutterstock

4- Procure um médico
Problemas na raiz costumam se manifestar através de queda de cabelo, dermatite seborreica, caspa, excesso de oleosidade, queimadura do couro cabeludo e escamação. Para a profissional, o ideal é procurar um dermatologista que indicará o melhor tratamento para a região: “Hoje existem xampus, tônicos, fortificantes e comprimidos via oral, o especialista saberá o que receitar. Não recomendo nunca tratamento em casa, pois o problema pode piorar e o resultado ser catastrófico”.

Foto: Shutterstock

Crédito: MilanMarkovic78/Shutterstock

5- Higienização
Uma raiz saudável é inimiga de cabelo sujo. Segundo Viviane, cabelo normal deve ser lavado regularmente, os oleosos diariamente e os secos três vezes por semana, usando um bom xampu e massageando bem com as pontas dos dedos. “Não crave a unha, pois pode machucar o couro cabeludo. Enxague bem e aplique o condicionador somente do comprimento às pontas, evitando a raiz. Quando for oleoso, se possível nem passe condicionador”.

Foto: Shutterstock

Crédito: Esp2k/Shutterstock

Fonte: Canarinho Press
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade