Tira-dúvidas dá soluções para acabar com cabelos quebradiços

27 ago 2014
13h00
  • separator
  • 0
  • comentários

Seu cabelo está danificado e você tem dúvida sobre qual a maneira correta de cuidar dele? O hair stylist Vagner Mattos, do salão Studio W Iguatemi, em São Paulo, responde os cinco principais questionamentos e lembra que é indispensável manter uma rotina constante de hidratação para evitar que o cabelo chegue a um nível de dano intenso.

Para recuperar o cabelo danificado, é preciso identificar a agressão sofrida para escolher o melhor tratamento
Para recuperar o cabelo danificado, é preciso identificar a agressão sofrida para escolher o melhor tratamento
Foto: Gladskikh Tatiana/Shutterstock

É possível recuperar um cabelo danificado? Como?
Sim, é possível. O primeiro passo é identificar qual o tipo da agressão que o cabelo sofreu para saber  qual o melhor tratamento. No caso de uma descoloração muito agressiva, este cabelo perdeu muita proteína, responsável pela força, e emoliente, responsável pela hidratação. Então será necessário uma cauterização com fórmula personalizada para repor as partes perdidas.

Por que o fio fica elástico depois de muita química?
Simples. O cabelo é composto de 70% parte sólida e 30% parte líquida, e o pH que mede o nível de acidez do fio é de 5,5. Quando usamos químicas muito abrasivas, como alisamentos, relaxamentos e descolorações muito claras, ocorre um desequilíbrio. O cabelo perde proteína e o pH se eleva, ficando em nível alcalino, e isso provoca o efeito elástico.

Qual é o intervalo para fazer nova química?
Se for química muito abrasiva como as citadas anteriormente, o ideal é esperar o cabelo se recuperar totalmente, e isso pode levar de dois a três meses.

Quando o corte radical é a única solução?
Quando o cabelo perde matéria a ponto de se dissolver e não se recuperar com os tratamentos específicos. Nesse caso, a melhor opção é cortar toda parte danificada para que não contamine as partes saudáveis.

Por que o cabelo fica ralo se fizer muitas luzes?
Além do efeito elástico devido ao desequilíbrio do pH e à perda de muita proteína, as químicas excessivas também podem deixar o cabelo mais fino e alterar seu volume. Outra consequência é a  quebras de fios durante a descoloração, isso também contribui para diminuir o volume.

 

Fonte: Canarinho Press
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade