Umectação é alternativa rápida de tratar os fios ressecados

27 jan 2015
13h00
  • separator
  • 0
  • comentários

Os desgastes naturais, como sol, vento, poeira, contribuem para que o cabelo perca sua massa e fique ressecado. Durante o verão, esse efeito é intensificado devido as agressões como água salgada do mar e do cloro da piscina, além do sol mais intenso. Para recuperar a saúde, o brilho e a beleza dos fios, é preciso investir em tratamentos com óleos, que podem ser feitos em casa.

Aplicação de óleo ajuda a diminuir o ressecamento e devolve a maciez e o brilho ao cabelo
Aplicação de óleo ajuda a diminuir o ressecamento e devolve a maciez e o brilho ao cabelo
Foto: PawelSierakowski/Shutterstock

O hair stylist Cleberson Araujo, do Centro de Beleza Mais Bonita, em Niterói, no Rio de Janeiro, explica que o objetivo da umectação é a reposição de gordura nos fios: “É ideal para o cabelo seco, ressecado e que não tem oleosidade natural. O tratamento também é indicado aos fios porosos, sem maleabilidade, sem brilho e danificados pelos efeitos do sol, chapinha e secadores”.

Segundo o profissional, o tratamento só deve ser evitado por quem já tem fios oleosos, mas não há restrição quanto à textura, liberado para liso, ondulado ou cacheado. O resultado após a umidificação é um cabelo macio, sedoso, hidratado, mais maleável e sem frizz.

Modo de aplicar
A aplicação de óleo no cabelo é uma das maneiras mais fáceis e rápidas de tratamento, ideal para quem não tem muito tempo. “O ideal é passar o produto no cabelo seco e sujo, deixando-o agir por, no mínimo, uma hora, depois enxaguar normalmente. Se a mulher não quiser esperar o produto agir, é possível dormir com o óleo no cabelo, nesse caso é necessário usar uma touca para não sujar travesseiro e lençol”, esclarece o profissional.

Cleberson ressalta que o mais indicado é aplicar xampu de limpeza profunda, seguido de condicionador e finalizar com massagem em todo o cabelo. Se desejado, o óleo pode ser levemente aquecido antes de aplicar nos fios para que eles fiquem mais selados.

Tipos de óleo
O hair stylist recomenda dar preferência aos óleos que não contenham derivados do petróleo e parafina, pois eles não são hidrossolúveis. Veja quais são as melhores opções para fazer umectação em casa:

Coco- Rico em vitamina E e ácidos graxos. É ideal para cabelo seco e sem vidas, proporcionando maciez e brilho aos fios.

Argan- Fortalece a fibra capilar, pois é um poderoso hidratante natural. Entretanto, age de maneira superficial nos fios, não provocando mudanças profundas no bulbo capilar.
 
Macadâmia- Sua essência é muito parecida com a do óleo de argan, agindo melhor no cabelo cacheado. Além de nutrir e contribuir para a diminuição do frizz, ele ajuda a controlar o volume dos cachos.

Ojon- Injeção de proteína, cisteína e aminoácidos. Ideal para cabelo danificado e ressecado por agentes químicos como chapinha e secador. O óleo de ojon é rico em lipídios e mais concentrado que o de argan, penetrando mais nos fios.

Fonte: Canarinho Press
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade