Xampu antifúngico ajuda a combater a caspa

Além do acompanhamento com um dermatologista, a caspa deve ser tratada com xampu antifúngico e boa higienização do couro cabeludo

30 dez 2014
08h00
  • separator
  • 0
  • comentários

A caspa é um problema que atinge homens e mulheres de todas as idades. As escamas brancas que ficam em evidência no cabelo ou caem na roupa podem dar uma aparência de descuido e até falta de higiene.

A caspa é causada por um fungo que vive no couro cabeludo
A caspa é causada por um fungo que vive no couro cabeludo
Foto: HTeam/Shutterstock

LED infravermelho é alternativa contra a queda capilar

Confira lista de 10 coisas para nunca fazer no seu cabelo

Apesar de ser um problema muito comum, poucas pessoas sabem o que realmente é a caspa. “Patologicamente explicando, ela é causada por um fungo que vive naturalmente no couro cabeludo. É diferente das casquinhas da descamação causadas por dermatite seborreica”, esclarece a dermatologista Geisa R. Machado Costa.

Cuidados
Para evitar que esse fungo se prolifere em excesso e cause incômodos, a médica ensina o que fazer no dia a dia para se precaver: “Eu indico não lavar a cabeça à noite, para que os fios e o couro cabeludo sequem completamente, e não usar boné ou chapéu de outra pessoa”.

Há quem diga que o problema é causado pelo uso de produtos de finalização, como creme de pentear e mousse, mas Geisa frisa que o prejuízo vem do exagero: “O excesso desse tipo de produto combinado à higienização mal feita pode ajudar a acentuar a proliferação da caspa”.

Tratamento
Existem produtos que prometem eliminar o problema, além de receitas caseiras que são divulgadas na internet, mas é preciso combater o que causa a caspa. “Para o tratamento, o cabelo deve ser lavado com xampu especial, geralmente a base de antifúngicos, mas o ideal é consultar um médico para uma indicação personalizada”, aconselha a dermatologista.

Fonte: Canarinho Press
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade