PUBLICIDADE

Cevada para combater rugas: conheça 10 novidades da beleza

2 ago 2012 - 15h10
(atualizado às 15h12)
Compartilhar
Exibir comentários

Manutenção da beleza, combate ao envelhecimento, escolha de tratamentos estéticos. Não é preciso ser supervaidosa para se preocupar com tais temas. Qualquer mulher mantém uma rotina de cuidados com a beleza e, em algum momento da vida, fará tratamentos para melhorar o aspecto da pele ou contornos do corpo e rosto.

Cevada, estudo do DNA, cuidados especiais para peles sensíveis são as tendências apresentadas no 20° Congresso Científico Internacional de Estética e na Estetika 2012
Cevada, estudo do DNA, cuidados especiais para peles sensíveis são as tendências apresentadas no 20° Congresso Científico Internacional de Estética e na Estetika 2012
Foto: Getty Images

A boa notícia é que a ciência e as empresas têm feito novas descobertas que prometem atuar com mais eficiência no combate ao envelhecimento e tudo feito de maneira personalizada, uma das tendências atuais. Para se ter uma ideia, o estudo do DNA está sendo usado no combate às rugas e marcas de expressão.

Nessa semana, o assunto ganha destaque com a realização do 20° Congresso Científico Internacional de Estética e a Estetika 2012 - Exposição Internacional de Beleza, de quinta (2) a domingo (5), em São Paulo.

Confira algumas novidades que serão mostradas nos eventos.

1. DNA do envelhecimento: o estudo do DNA já tem muitas aplicações na medicina. Agora é a vez da beleza contar com esse conhecimento. A ideia é identificar os pontos fortes e fracos da pele em cinco áreas: nas rugas, na flacidez cutânea,  nas manchas, na inflamação e no envelhecimento da pele. Os tratamentos sugeridos podem ser os mais diversos, com destaque para os preventivos. Por exemplo, se no resultado do exame aparece, por exemplo, que a pessoa terá rugas, o especialista poderá fazer uma prevenção diminuindo o índice glicêmico diário de consumo desta pessoa através da alimentação, uma vez que já está comprovado que o açucar é o vilão número um das rugas. Esta seria uma tática de tratamento preventivo. Se no exame aparecer tendência à flacidez, a prevenção seria feita através da ginástica facial e a utilização de cosméticos com ativos antioxidantes. No caso de manchas, a prevenção deve ser feita com o uso habitual do protetor solar com PPD e a utilização da terapia com LEDS, que é uma luz que trabalha com bioestimulação celular.

E no caso de indicação de envelhecimento da pele, a prevenção deve ser feita com ginástica facial, drenagem linfática e nutricosmética, entre diversos tratamentos e equipamentos já lançados no mercado. "Os tratamentos não tem contraindicação, já que são personalizados e preventivos de  acordo com as necessidades de cada pessoa. O exame é feito a partir de amostra recolhida na parte interna da bochecha", afirmou a professora  Ludmila Bonelli, fisioterapeuta DermatoFuncional, que pesquisou e lançou o novo  tratamento, e vai apresentá-lo durante o 20º Congresso Internacional de Estética.

2 - Revisão dos hábitos de vida: segundo o psiquiatra Sérgio Klepacz, um dos palestrantes do Congresso, os cosméticos de tratamento precisam levar em consideração os hábitos de vida para diminuição da ação dos fatores psicológicos e ambientais que influenciam o envelhecimento cutâneo. "O envelhecimento cutâneo e o surgimento de doenças da pele não estão apenas associados à falta de cuidados durante a exposição solar, herança genética ou simplesmente o tipo de pele ou outra condição fisiológica. A busca por uma pele saudável nos obriga a uma reflexão e alguns questionamentos sobre nossos hábitos de vida, como a alimentação, estresse, contato com medicamentos, plásticos, agrotóxicos, metais pesados dispersos no ar, que interferem diretamente no envelhecimento cutâneo", disse. A explicação é a de que pele e o sistema nervoso têm uma ligação direta de origem, já que ambos provêm da camada mais externa de células embrionárias, a ectoderme. "A pele em novo contexto se torna um grande sistema integrado neuroimunoendócrino, que recebe todo o impacto de nossos hábitos de vida e se manifesta por uma série de alterações", afirmou o psiquiatra.

3. Combater, não. O objetivo é parar o envelhecimento: as pesquisas no segmento cosmético levaram à criação de substâncias que ajudam a repor propriedades e nutrientes perdidos. Mas agora a ciência está ajudando a pele a combater o envelhecimento. Com o passar dos anos, a pele não consegue mais se defender dos radicais livres, perdendo poder de defesa e regeneração e, por isso, se dá o processo de envelhecimento. Portanto, o novo alvo dos tratamentos são os queratinócitos, as primeiras células a serem impactadas com raios solares, poluição, mandando recado para os fibroblastos que então destroem proteínas nas células. Um dos lançamentos da feira é da marca Germaine de Capuccini e chama-se Timexpert SRNS (Sistema Regenerador Natural Sincronizado). A estrela do produto é o Zinc-Glycine Complex, premiado pela Federação Internacional de Sociedades de Químicos Cosméticos (IFSCC), considerado este o prêmio Nobel da Cosmética. A empresa complementa o tratamento com produtos para serem usados à noite para otimizar a preservação dos queratinócitos: um para repor nutrientes e outro específico para a área dos olhos.

4. Fotoproteção sempre: a exposição aos raios solares são reconhecidos como principais aceleradores do processo de envelhecimento. Os protetores ou bloqueadores não saem da lista de recomendação dos especialistas sobre cuidados com a pele. Os produtos agora unem a tecnologia da proteção com o fornecimento de nutrientes, como a linha Solectiv, da Bel Col. O Bloqueador Solar FPS 50 contém colágeno e elastina em sua formulação. Há opções ainda com tonalizante.

5. Cevada da beleza: café, vinho já foram usados em tratamentos e produtos cosméticos. Agora é a vez da cevada. O ingrediente que é mais associado à barriguinha de cerveja promete ser aliado no estímulo ao crescimento e renovação das células, hidratando o tecido e aumentando a produção de elastina e colágeno. As informações são da dermatologista Graça Tavares, do Rio de Janeiro, uma das palestrantes do Congresso. "O EGF (fator de crescimento epidérmico) contido no produto, é uma réplica natural de EGF humano, especialmente produzido em cevada através de patente com métodos biotecnológicos. À medida que envelhecemos, a pele diminui a sua produção natural de EGF (fator de crescimento epidérmico) e começa a perder firmeza e elasticidade. As linhas finas aparecem e a superfície da epiderme torna-se desvitalizada e opaca em sua aparência. Ao longo do tempo, a quantidade de colágeno e elastina na pele diminui a camada dérmica, a pele cresce mais fina e rugas começam a se formar. Através da aplicação do EGF na pele, é possível estimular este processo natural de renovação celular e minimizar o efeito visível do envelhecimento. O resultado é pele mais firme, totalmente hidratada, com uma aparência fresca, mais jovem", disse.

6. Clínica em casa: profissionais de beleza que fazem atendimento em casa ou nas residências dos clientes podem contar com ajuda de aparelhos, antes encontrados apenas em clínicas. O Ultralift, da Tone Derm, pode ser auxiliar em tratamentos contra celulite, estrias, acne, rugas, cicatrizes hipertróficas, por meio da vacuoterapia, técnica que utiliza pressão negativa contínua associada às ventosas de diversos tamanhos e formatos para realizar aplicações de acordo com a necessidade e a extensão da área a ser tratada. Esta técnica favorece as trocas gasosas, aumenta e melhora a tonificação tissular, favorece a mobilidade dos líquidos corporais, aumenta o fluxo sanguíneo local e auxilia na nutrição do tecido, melhorando o aspecto da pele.

7. Pele sensível, mas bonita: o uso de cosméticos inadequados pode causar diversas reações na pele, principalmente nas do tipo sensível. Oleosa ou seca apresentam como características ressecamento, descamação, coceira, vermelhidão, baixa imunidade, irritação, pouca hidratação, envelhecimento prematuro, pele muito clara ou com textura muito fina, sem vitalidade e sem brilho.  A empresa Buona Vita está lançando uma linha de produtos profissionais e também para uso em casa que combatem essas reações comuns. A linha Sensitive Organics é composta por quatro itens na linha profissional, musse de limpeza, tônico, sérum e máscara. Para uso em casa, há um musse, loção e produto de ação calmante. A técnica em estética e diretora de Pesquisa, Desenvolvimento  e Treinamento de Produto da Buona Vita Cosméticos, Isabel Luiza Piatti, explica que pessoas com peles sensíveis precisam tomar muito mais cuidados para escolher que produtos serão aplicados, mesmo que seja um sabonete comum. "A orientação é que leiam sempre o rótulo a fim de conhecer melhor as características do produto e se é indicado para o seu caso, dando preferência por bases mais encorpadas, que ofereçam o máximo de hidratação e nutrição e que sejam ricas em ômegas, que ajudam a recuperar a pele adequadamente. O pH de produto deve ser perto do natural da pele ou levemente ácido, em torno de 5,5 e é recomendado optar por cosméticos com bases biocompatíveis, que se integram perfeitamente ao manto hidrolipídico da pele, minimizando riscos de sensibilização e são livres de óleo mineral, propilenoglicol, conservantes parabenos e liberadores de formol, como o DMDM Hidantoin e Imidazolidinil Urea, fragrância e corantes", disse.

8. Creme que dá volume: gordura em geral é algo que as mulheres querem eliminar. Mas em alguns casos, ela pode ajudar a melhorar os contornos da face e corpo. Pois é o que promete um creme da Galena Química Farmacêutica. O Adifyline aumenta o volume local do tecido adiposo em áreas específicas, como face, mama ou nádegas sem a necessidade de cirugias ou próteses. O resultado é possível devido ao processo de adipogênese (produção de gordura local) e conduz a um volume extra nas áreas desejadas. Segundo a empresa, uma fórmula com 2% de Adifyline foi aplicada sobre apenas uma mama, durante 56 dias, e a região ficou maior.

9. Peeling: entre os tratamentos mais populares e também mais recomendados pelos especialistas estão os peeling. A empresa Mezzo Dermocosméticos apresenta na feira o kit Peel•Active, composto por quatro produtos que promovem peeling facial: enzimático, iluminador, antiacne e rejuvenescedor. “Cada fluido corresponde a um tratamento diferente, de acordo com a necessidade da pele da cliente. Todos conferem uma aparência mais lisa, macia e saudável ao rosto”, afirma Paschoal Rossetti Filho, diretor de pesquisa e desenvolvimento e fundador da Mezzo Dermocosméticos. Os tratamentos estimulam a renovação celular e auxiliam na prevenção do envelhecimento cutâneo, bem como remoção das células mortas da pele.

10. Novos profissionais: segundo o professor de educação física, terapeuta e esteticista Roberto Nogueira, o mercado de estética e beleza pede atendimentos personalizados. "Há uma busca por profissionais mais criativos, preparados, técnicos e que mimem os clientes", afirmou. O especialista irá apresentar na feira, um método de massagem, inspirado na técnica japonesa Kirei, que significa beleza. "A ideia é oferecer um cuidado integral ao cliente, pois além de melhorar a qualidade da pele proporciona um relaxamento profundo do corpo e da mente. Combina a ação biológica dos produtos com a ação do método de aplicação que o profissional executa promovendo uma ação anti-idade preventiva", diz.

Fonte: Ponto a Ponto Ideias Ponto a Ponto Ideias
Compartilhar
Publicidade
Publicidade