Beleza

publicidade

Colo e pescoço pedem cuidados especiais

Região é sensível e mais suscetível ao ressecamento e à flacidez
Foto: Getty Images

Vestidos tomara-que-caia e de apenas um ombro estão mais do que na moda. É só dar uma olhadinha pelas festas, points mais badalados e nas cerimônias em que não faltam celebridades. As atrizes presentes na entrega do Globo de Ouro (no último dia 11) provaram que essas roupas realçam bastante as áreas do colo e pescoço.



» Chat: tecle sobre o assunto

Por isso, nada de menosprezar esta região do corpo, que garante sedução e feminilidade. Afinal, você não se esquece das rugas, pés-de-galinha, celulite e estrias, não é?



Com menos glândulas sebáceas, a região é propícia ao ressecamento e, consequentemente, à flacidez. "É importante lembrar que a pele ressecada pode apresentar alergias com mais facilidade", explica a professora de dermatologia da Faculdade de Medicina do ABC, Daniela Presente Taniguchi de Barros.



Para prevenir, a dica é não descuidar da hidratação do colo e do pescoço. O ideal é evitar banhos com água quente, que aumentam ainda mais o ressecamento, usar hidratante após o banho e sempre que sentir necessidade. "Em caso de alergia, não é recomendável esfregar a região com bucha", afirma a médica. "Deve-se usar sabonetes suaves. Normalmente, o médico indica um tratamento com corticóide de baixa potência", explica Daniela.



Manchas

A exposição excessiva ao sol e sem proteção também traz prejuízos, como manchas. O filtro solar continua sendo o grande aliado. A médica aconselha o uso de cosméticos com, no mínimo, fator 15. "Tomar muito sol pode chegar até a causar vermelhidão permanente, a chamada poiquilodermia, que é difícil de sumir totalmente", diz a médica.



Perfume e sol definitivamente não combinam. O produto contém uma substância chamada psoraleno que, quando entra em contato com a radiação solar, acaba provocando manchas.



Dermatite

Colares dão charme às produções, mas podem causar dermatites de contato em algumas pessoas. "A inflamação é causada pelo contato com o material da peça e deixa a pele avermelhada ou com descamação. Se apresentar o problema, troque o objeto por um de outro material", ensina.



Quem já apresenta flacidez, manchas ou rugas, como as que podem aparecer entre os seios (mais comum para quem dorme de lado), a indicação é procurar um médico. "Entre os tratamentos estão peeling, laser e infravermelho", enumera a dermatologista.

Especial para Terra