publicidade
20 de novembro de 2009 • 15h47

Confira 16 dicas para cuidar dos cabelos ondulados, cacheados e crespos

A atriz Taís Araujo é uma das representantes dos cabelos ondulados
Foto: TVGlobo / Divulgação
 

Não é segredo para ninguém que os cabelos ondulados, cacheados e crespos fazem a cabeça da maioria dos brasileiros. Além disso, a onda afro, inclusive com tranças e enfeites, tem dado as caras em eventos, ruas, baladas e passarelas de moda. E quando até mesmo a novela da Globo Viver a Vida faz questão de mostrar que não há espaço mais para preconceito, com a protagonista negra Helena (Thais Araújo) exibindo suas madeixas cacheadas, vale lembrar que apostar na beleza do estilo é uma ótima pedida.



» Siga o Terra no Twitter
» vc repórter: mande fotos
e notícias

» Chat: tecle sobre o assunto

Para manter os fios impecáveis, belos e naturais, o Terra pediu dicas para quatro especialistas ensinarem a cuidar deles. Confira abaixo 16 conselhos importantes para quem acredita que a chapinha não é a solução para tudo.



1)

Quem mistura várias químicas, como coloração, recondicionamento térmico e mechas, deve intercalar diversos tipos de máscaras para os fios. Há opções hidratantes, reconstrutoras e que dão brilho. "A preferida da atriz Ildi Silva é a que contém pó de pérola, que dá um brilho extraordinário aos fios", afirmou o cabeleireiro Márcio Mello, do salão Éclat.



2)

Quem usa secadores e baby liss precisa usar proteção térmica. O resultado são fios extremamente sedosos e cuidados.



3)

Para ir à praia ou caminhar, não se esqueça do protetor solar para fios.



4)

Logo depois que lavar, use uma máscara hidratante ou reconstrutora para condicionar. "Essa dica vale ouro para quem possui os fios ondulados, cacheados ou mesmo crespos e que fazem o uso da química. As máscaras garantem fios saudáveis", disse o hairstylist Márcio Mello.



5)

Comece com um bom xampu que seja bem hidratante, pois cabelos étnicos costumam ser secos, e isso facilita a aplicação de condicionador. "Finalize sempre com um leave-in em creme que deixa os cachos mais uniformes. Para dar graça aos cabelos pode ser usado um arco, uma bandana ou prendê-los somente em uma das laterais", afirmou Marina Marques, hairstylist do Crystal Hair.



6)

Cabelos crespos precisam de cuidados especiais com tinturas.



7)

Deixe secar naturalmente, pois assim os fios ficam mais harmoniosos.



8)

Para reduzir o excesso de volume em cabelos crespos, os condicionadores e leave-in à base de óleo e manteiga de karité são os ideais. "Aplique quando o cabelo ainda estiver úmido e com quantidade maior do que em cabelos cacheados, para que se possa ter um resultado com mais definição dos fios crespos", disse o hairstylist Glecciano Luz, proprietário do Espaço Glecciano Luz e especialista em alisamento.



9)

Cabelos crespos curtos ficam muito bem no estilo black power. Os médios ficam bem penteados na lateral e presos com presilhas e outros acessórios. Nos longos, do black power aos cabelos tratados com amaciamento ficam lindos e originais.



11)

O penteado afro fica ainda mais bonito quando enfeitado com acessórios, sejam presilhas, lenços e faixas. Segundo Glecciano, eles deixam o cabelo supermoderno, exótico e com toque de feminilidade.



12)

Os melhores tons para cabelos crespos são misturas de nuance de castanhos aos dourados. "Para quem tem a pele morena, um cabelo a la Béyonce e Jennifer Lopez, com mechas mais claras e douradas, combinando com o tom da pele, é lindo", diz Sonia Nesi, proprietária do Studio de Beleza Sonia Nesi.



13)

Quando o assunto é corte, independentemente do tamanho, o cabelo deve sempre ser cortado de forma assimétrica e desfiado, para dar leveza e harmonia dos cachos.



14)

Os cabelos crespos devem ser lavados a cada dois ou três dias, para não perder ainda mais a oleosidade, que já é pouca, e ser hidratado a cada 15 dias com cremes a base de óleos especiais, que tiram o ressecado dos fios crespos.



15)

Se for fazer a secagem natural, o certo é apenas pressionar a toalha levemente nos cachos, para ajudar a defini-los.



16)

Caso já esteja seco, aí sim pode usar o baby liss. "Faça ondas e modele os cachos, mas sempre com os fios bem secos e protegidos. Tire o máximo da unidade e deixe secar o restante ao natural. Com o secador, sempre de cima para baixo para não arrepiar os fios que estão crescendo", aconselha Sonia.



Especial para Terra