publicidade
24 de julho de 2009 • 09h59

Confira as 10 regras para terminar um relacionamento como um homem

Quando for terminar o namoro, marque um encontro só para a conversa e não provoque brigas
Foto: Getty Images
 

Do mesmo jeito que as mulheres adoram dizer que nós, homens, não promovemos DRs (discussão de relacionamento), reza a lenda que um macho de verdade não termina. Na verdade, segundo as más línguas, nós simplesmente não telefonamos mais e, graças ao bina, não atendemos mais os telefonemas da ex-amada.

» vc repórter: mande fotos
e notícias

» Chat: tecle sobre o assunto

Acabar uma relação é doloroso, triste, chato até mesmo quando a menina é um verdadeiro show de horrores e seu namoro parecia mais um passeio em um trem-fantasma. Um homem fugir do confronto, porém, equivale a dar gritinhos histéricos quando vê uma barata, ou seja, é uma tremenda covardia. Então, se você está pensando em se juntar ao time dos livres, leves e soltos e encerrar seu namoro, atente para as regras abaixo:

1) Não comece a evitar a menina: não existe coisa mais patética que inventar desculpas como "hoje não vai dar para sair porque eu vou ter que levar minha cacatua ao veterinário". Isso em um sábado à noite. Não responder mais e-mails, torpedos ou a telefonemas pode até fazer a menina se tocar, mas provavelmente ocasionará uma fúria terrível por parte dela. Tenha dignidade e saia da coisa pela porta da frente.

2) Não espere até arrumar outra: essa é a estratégia mais aplicada pelos machos de plantão, já que 99% das moçoilas avisam que se houver traição, a relação está encerrada. A estratégia pode ser até confortável para você, mas convenhamos que sua imagem depois disso não ficará mais a mesma e por um tempo você vai se ver namorando uma corna. Ela não merece isso. Nem você.

3) Não provoque uma situação: uma das saídas menos honrosas para sair de um relacionamento é provocar uma briga. Assim, as coisas estão resolvidas de uma maneira "socialmente aceita". Além de ela ficar mais fula da vida ainda pelo conjunto de fatores que lhe foi jogado, você provavelmente, ao tirar do nada um motivo para um quebra-pau, fica com fama de louco.

4) Não fique dando toques: ficar agindo com mensagens subliminares durante a relação não leva a nada. Nesse caso a moça se reserva o direito de pegar ou não aquela sua dica de que as coisas não estão indo bem ou que ela não a agrada em algum sentido. Uma boa DR funciona muito melhor porque as insatisfações estão sendo colocadas às claras naquele momento. O mesmo serve para finalizar a relação.

5) Termine cara a cara: obviamente que em tempos tecnológicos o e-mail e o serviço de mensagem de texto por celular parecem ser uma mão na roda para quem quer terminar, mas no fundo é uma saída extremamente covarde, já que lhe alivia de olhar a cara molhada de lágrimas da menina. Convenhamos que uma pessoa madura assume uma decisão e arca com a responsabilidade dela. Portanto, seja homem de verdade e termine pessoalmente.

6) Marque um encontro específico para isso: é fácil, ligue para a menina e diga que quer conversar seriamente ou que quer falar sobre o relacionamento. Não tente fazer isso a convidando para jantar ou para o cinema porque a expectativa será outra e o choque da notícia pode causar farto derramamento de lágrimas e um princípio de escândalo.

7) Não use clichês: por favor, se vai terminar o namoro seja claro nos porquês, obviamente respeitando o sentimento alheio e tendo bom senso na conversação. Coisas como "o problema não é você, sou eu" ou ainda "eu acabei de sair de uma relação e quero curtir a vida" (meninas adoram usar essa) não está com nada e só vão fazer com que a coisa fique patética. Quanto a ser amigos, é uma opção dela, não sua, já que foi você que decidiu que ela não servia como parceira.

8) Escolha lugares privados: locais públicos não são nada recomendados para quem quer terminar com alguém. Primeiramente se a notícia não for bem recebida, você terá uma mulher louca da vida, chorando e querendo voar no seu pescoço na frente de uma série de desconhecidos. E mesmo que ela seja mais controlada, a impressão que dará é que você está transformando sua vida pessoal em um espetáculo.

9) Fique frio: se ela não reagir bem à notícia e começar a fazer um escândalo, mantenha-se na sua. A decisão já foi tomada e você se colocou de maneira madura na frente dela então o pior agora é entrar no jogo da briga. Deixe que ela saia da coisa como desequilibrada.

10) Nunca termine um relacionamento quando estiver alterado: sabe a máxima "se beber, não dirija"? Vale o mesmo para este momento de decisão. Tomar algo para dar coragem significa que você ainda não tem certeza do que quer e ainda pode fazer com que você, macho descontrolado, não tenha limites sobre suas palavras e atos e aí, a ressaca no dia seguinte, seguramente será maior.

Especial para Terra