4 eventos ao vivo

Academia: personal diz como substituir 4 exercícios não tão eficazes

2 mai 2013
08h04
atualizado em 6/5/2013 às 07h37
  • separator
  • 1
  • comentários

Pare e pense em alguns dos principais movimentos que você faz na academia. Você provavelmente deve estar orgulhoso dos resultados que vem obtendo e, além disso, alguns exercícios são tão populares que com certeza devem ser efetivos.

<p>A correntinha seria um indicador de perda e ganho de peso. Conforme emagrece a pessoa troca o botão de casa, diminuindo a circunferência do acessório</p>
A correntinha seria um indicador de perda e ganho de peso. Conforme emagrece a pessoa troca o botão de casa, diminuindo a circunferência do acessório
Foto: Divulgação

“Devem ser”, mas nem sempre são, segundo o site do jornal The Huffington Post. De acordo com especialistas, algumas atividades podem não ser tão eficazes quanto se imagina. Confira clicando na galeria.

Leg Press
Você pode até se sentir o Incrível Hulk quando levanta peso neste aparelho mas, de acordo com a personal trainer Lauren Gould, a máquina não é 100% efetiva. Isso porque você trabalha apenas um único grupo muscular, uma força que não se traduz nas atividades diárias.

Substitua por: agachamentos
Utilize todos os músculos das suas pernas com agachamentos variados. “Aproveite a variedade e desenvolva o tipo de força que você vai usar ao subir as escadas ou carregar uma carga pesada", explica Lauren. A medida que o exercício fica mais fácil, adicione pesos de mão para ver resultados no corpo inteiro.

Abdominais
Este clássico exercício precisa de uma atualização, de acordo com uma pesquisa da San Diego State University. O movimento tradicional é menos eficaz tanto para o músculo reto abdominal quanto para os oblíquos, ou os músculos da cintura. Além disso, como a subida requer mais força dos músculos frontais do que dos oblíquos, este movimento pode causar um desequilíbrio de força e trazer problemas nas costas.

Substitua por: prancha
Fazer o movimento da prancha requer uma ativação maior dos músculos oblíquos do que com uma abdominal tradicional. Além disso, pesquisadores descobriram que a prática nesta posição pode diminuir o risco de dor nas costas com a chegada da idade, isso porque ajuda a construir a força muscular preservando a coluna.

Pec Deck
Embora algumas pesquisas apontem este movimento como uma ótima forma de fortalecer o peitoral, o fato é que este aparelho coloca a articulação dos ombros em uma posição vulnerável. Sendo assim, pode trazer problemas para quem tem problemas nos ombros, mas também machucar esportistas saudáveis.

Substitua por: cruzamento de cabos
Utilizando os mesmos músculos utilizados no pec deck, este tipo de aparelho traz um fortalecimento mais rápido e efetivo, sem colocar em risco suas articulações.

Supino
Este exercício é reconhecido como uma ótima forma de fortalecer os peitoral e o tríceps, mas também pode trazer sérios problemas para os ombros. Além disso, o próprio exercício limita o movimento natural nas omoplatas, colocando uma enorme pressãona região. Por este motivo, alguns especialistas têm considerado o supino inseguro.

Substitua por: flexões de braço
Além de serem mais seguras, as flexões não exigem nenhum equipamento e trabalham os peitorais, os tríceps e os ombros. Além disso, pode ser feita de diversas formas diferentes, para trabalhar grupos musculares específicos ou aumentar a intensidade e complexidade do movimento.   

Fonte: Terra
  • separator
  • 1
  • comentários
publicidade