PUBLICIDADE

Boa postura elimina os pneuzinhos da barriga em 5 dias

Você malha e faz dieta, mas mesmo assim não consegue se livrar dos acúmulos de gordura? A culpa pode ser do alinhamento do seu corpo

18 dez 2013 - 07h52
(atualizado às 07h53)
Compartilhar
Exibir comentários
Boa postura elimina os pneuzinhos da barriga em 5 dias:

É uma reação instintiva. Basta alguém perceber que vai passar na frente de outras pessoas que dá uma endireitada na silhueta, posicionando a barriga para dentro e os ombros para trás. Sem dúvida, a postura correta dá uma bela força para o perfil esguio, mas a relação entre esses dois fatores vai muito além da ilusão de ótica provocada por esse zelo momentâneo. Isso significa que colocar a coluna no lugar certo não dá apenas a impressão de que a pessoa está mais esguia, como também ajuda a emagrecer de fato. “Isso porque o alinhamento incorreto do corpo dificulta a circulação sanguínea e linfática, dificultando a drenagem da gordura estocada nas células e favorecendo o acúmulo de líquido nas regiões que estão comprimidas”, explica a fisioterapeuta dermatofuncional Juliana Piola, diretora do Emagrecentro Mandaqui, em São Paulo. “E o resultado disso são os pneuzinhos e a celulite”, complementa. 

<p>Postura inadequada compromete o uso correto dos músculos aumentando os pneuzinhos e dificultando perder a gordura</p>
Postura inadequada compromete o uso correto dos músculos aumentando os pneuzinhos e dificultando perder a gordura
Foto: Getty Images

Outro aspecto importante nesse caso é que a má postura pode deixar alguns músculos mais flácidos, o que também favorece o aumento das medidas. O abdômen é um bom exemplo. Se vivemos com os ombros voltados para dentro, a musculatura dessa região não é ativada nos movimentos normais do cotidiano e não trabalha com toda a eficácia possível durante a malhação. Com isso, os órgãos internos acabam pesando sobre a barriga e, como ela não está reforçada, forma-se aquele volume indesejável, sem falar nas dores nas costas.

“Se a musculatura fica flácida, há uma piora global do alinhamento corporal, fazendo com que os acúmulos de gordura fiquem mais protuberantes e visíveis”, diz o ortopedista e médico do esporte Roberto Ranzini, do Hospital Israelita Albert Einstein e do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, ambos na capital paulista.

“E isso cria um círculo vicioso, pois os estoques de gordura também implicam em uma musculatura abdominal e paravertebral atrofiada, o que resulta em má postura”, afirma o ortopedista e traumatologista Alexandre Fogaça Cristante, da Sociedade Brasileira de Coluna. “Sem falar que as dores provocadas pelo posicionamento errado do corpo prejudicam o comprometimento do indivíduo com as atividades físicas”.

Entrando na linha

Uma das formas mais eficazes para ajudar a silhueta a entrar nos eixos e combater esse mecanismo capaz de nos deixar com uma aparência mais cheinha é a reeducação postural global, também conhecida como RPG. Durante as sessões, o fisioterapeuta ensina ao paciente exercícios que corrigem a postura. Com o passar do tempo, essas lições vão sendo assimiladas pelo corpo e se tornam automáticas. “Ficar sempre alerta à forma como estamos posicionados, mantendo o abdômen para dentro e os ombros para trás no dia a dia, quando estamos em pé ou sentados, já dá uma boa ajuda”, afirma Juliana Piola. 

Mas é bom que fique claro que esses métodos contribuem bastante para a melhora da aparência, mas não fazem milagre e nem diminuem a importância da dieta e da malhação. “A alimentação balanceada e a atividade física supervisionada ainda são os melhores remédios para combater os acúmulos de gordura”, afirma Alexandre Fogaça Cristante. “E os exercícios ainda ajudam a melhorar a postura”, complementa Roberto Ranzini.

&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;lt;a data-cke-saved-href=&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot;http://www.terra.com.br/saude/infograficos/corrida/&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot; href=&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot;http://www.terra.com.br/saude/infograficos/corrida/&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot;&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;gt;Saiba tudo sobre corrida e como se preparar para maratonas&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;lt;/a&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;gt;
Fonte: Thais Szegö Thais Szegö
Compartilhar
Publicidade
Publicidade