1 evento ao vivo

Dicas de exercícios e alimentação controlam peso nas férias

3 jan 2014
07h21
atualizado em 25/2/2014 às 12h35
  • separator
  • comentários

Nesta época do ano, a vontade de aproveitar os embalos proporcionados pelas férias de verão faz com que muita gente deixe de lado o controle da alimentação e a prática  diária de exercícios físicos, colocando seriamente em risco todo o resultado conquistado com muito suor, esforço e dedicação ao longo dos meses. 

Para não pôr tudo a perder, contudo, é necessário ter disciplina e comprometimento, além de seguir algumas dicas especiais que ajudam a manter a boa forma a qualquer hora e lugar.

Exercícios fora da academia
Tanto nos dias úteis quantos nos períodos de folga, a atividade física deve ser realizada, pelo menos, três vezes por semana. Durante as férias, a distância da academia  pode ser suprida com alguns métodos facilmente feitos em casa, no hotel e até ao ar livre. “Sem o auxílio de qualquer aparelho, dá para fazer flexão de braços, abdominais e agachamentos que ajudam a perder até 250 calorias. Já com o uso de uma cadeira, por exemplo, é possível trabalhar tríceps e pernas”, afirma Adriana Ribas, personal trainer particular com formação em Educação Física. 

Os exercícios aeróbicos também podem ser inseridos na nova rotina por meio de   caminhadas em ritmo intenso durante 30 minutos (que representam 170 calorias a menos), corridas (370 calorias), puladas de corda (340 calorias), passeios de bicicleta (350 calorias) e, até mesmo, subidas e descidas de escadas. As calorias perdidas em cada uma dessas atividades, no entanto, variam de acordo com a intensidade com que elas são realizadas por cada pessoa.  

Para quem estiver na praia, também é possível suar a camisa com cinco exercícios que ajudam a manter a boa forma. Caminhar no mar com a água na altura dos joelhos e correr ao ar livre durante meia hora, por exemplo, são ótimas opções que ajudam a eliminar entre 200 a 300 calorias por dia. “Além disso, vale a pena investir em caminhadas na areia por 20 minutos, para eliminar 200 calorias, e até numa partida de vôlei na areia durante meia hora, que ajuda a perder 300 calorias”, indica Fernanda Andrade, consultora esportiva, especializada em Qualidade de Vida.

Dieta especial
Ao lado do sedentarismo, os hábitos alimentares incorretos são os principais vilões da saúde e da boa forma. Por isso, devem ser combatidos, inclusive durante as férias, para fortalecer os resultados obtidos pelos exercícios físicos. O cuidado com o que se come precisa começar logo cedo. "No café da manhã, a dica é fazer uma refeição composta por saladas de frutas, sucos, pães integrais ou até mesmo uma omelete simples, preparada com queijo branco ou peito de peru", afirma Nathalia Bungenstab Sales, nutricionista, formada pela Universidade Católica de Brasília.

“Para ajudar no funcionamento orgânico do organismo, também recomendamos o consumo de um suco desintoxicante no período matutino. Ele deve ser feito com uma folha de couve manteiga e um copo de água de coco. Os ingredientes precisam ser batidos no liquidificador e ingeridos logo em seguida para ajudar a desinchar o corpo e desintoxificar os rins e o fígado”, ensina Fernanda Tosi, nutricionista especializada em Clínica Estética. 

Já na hora do almoço, vale investir em saladas coloridas que têm cerca de 150 calorias e são ricas em vitaminas e minerais, assim como numa carne branca ou peixe grelhado, que são ótimos para complementar a refeição. No jantar, a dica é fugir dos alimentos gordurosos, substituindo-os por sanduíches naturais sem maionese que  têm em torno de 250 calorias.

Abuse dos líquidos
Devido às altas temperatura dessa época do ano, o organismo precisa repor os nutrientes perdidos pelo suor por meio da ingestão de, pelo menos, dois litros de água por dia. “Também é fundamental tomar um copo de água natural logo acordar, para ajudar a ativar o metabolismo, e consumir sucos naturais sem açúcar, que têm entre 20 e 100 calorias, dependendo da fruta, ressalta Fernanda. 

compartilhe

comente

  • comentários
publicidade
publicidade