Vegetarianos têm ossos mais fracos, mas menor propensão a câncer |
|

Dois estudos publicados na semana passada mostraram as vantagens e desvantagens de se optar em não comer mais carne. Cientistas australianos e vietnamitas estudaram a relação entre dieta e estrutura dos ossos em mais de 2.700 pessoas e concluíram que os vegetarianos possuem ossos em média 5% menos densos que os carnívoros.
» vc repórter: mande fotos e notícias
» Chat: tecle sobre a notícia
Segundo os pesquisador-chefe, Tuan Nguyen, essa diferença é muito mais acentuada no vegans, aqueles que se recusam a consumir qualquer produto de origem animal, incluindo derivados de leite. Não há, porém diferença estatística entre os comedores de carne e os ovolactovegetarianos (esses sim, com dieta que permite ovos, queijos e leite).
Nguyen, que trabalha no Garvan Institute for Medical Research em Sidney, Austrália e teve colaboração da Universidade de Medicina Pham Ngoc Thach da cidade de Ho Chi Minh, manifestou preocupação no crescente número de pessoas que estão abraçando a dieta vegetariana e que podem desenvolver osteoporose mais rapidamente, embora futuros estudos analisem a propensão deste público a ter os ossos quebrados mais facilmente.
Por ouro lado, médicos ingleses da Universidade de Oxford mostraram que vegetarianos são bem menos propensos a desenvolver câncer, especialmente aqueles ligados ao sangue como leucemia e linfoma. Analisando 61.000 pessoas em 12 anos, os pesquisadores confirmaram que o grupo veggie tem menor risco de câncer de estômago ou de bexiga, mas no caso de cânceres sanguíneos as chances são 45% menor.
Tim Key, autor da pesquisa, disse que mais estudos devem ser feitos para substanciar o resultado e explicar essas diferenças. Outro dado interessante é que essa desigualdade no risco de câncer independe de outros fatores como ser fumante, ingerir álcool e obesidade que, sim, também aumentam a incidência no desenvolvimento da doença.