0

Julie fala sobre make para crianças; veja cuidados

9 mai 2012
12h47
Tatiana Sisti

Já foi o tempo em que maquiagem era coisa para adulto. Pelo menos é o que diz Julie Lourenço, a menininnha de apenas 4 anos que faz sucesso com os tutoriais de maquiagens "maravilhosas", como ela mesma qualifica, postados no Youtube.

A mãe da criança, Renata Nomura, disse ao Terra que tudo começou de forma despretensiosa, como uma brincadeira. "Como eu também assisto muitos tutoriais de makes pela internet, deixei ela brincando em frente a câmera com minhas maquiagens, como se fosse as meninas que ensinam", afirmou.

Apesar do resultado imperfeito de make, o vídeo fez tanto sucesso que Julie aproveitou para dar outras dicas às amiguinhas. Com os erros de português comuns de uma criança de 4 anos, Julie, que também faz "maquiagens mais elaboradas", substituiu os comentários específicos dados por uma profissional para outros do tipo "esse batom é ótimo, só que faz meleca" e "quando vou com essa maquiagem na escola, todo mundo fala que eu estou linda".

Julie disse ao Terra que gosta de fazer os vídeos e até está se acostumando com a fama, mas às vezes fica tímida quando tem muita gente olhando. Apesar de manter o azul e o rosa como suas cores preferidas, dá uma dica para as meninas que querem aprender a se maquiar: "pode comprar bastante sombra colorida e passar em todo o olho". Contraditório ou não, Julie alertou sobre as tendências de beleza: "a moda é make preta nos olhos."

Apesar de já ter feito vários tutoriais, a pequena afirmou que a parte mais difícil da maquiagem é "colocar cílios postiços iguais aos da mamãe". Mas, mesmo com as afirmações de Julie, Renata afirmou que ela não costuma usar makes no dia a dia por ainda ser uma criança e ter uma pele delicada. "Ela apenas brinca com as minhas uma vez ou outra. Só não deixo ao alcançe o delineador, devido a tinta forte, e o curvex pelo perigo de se machucar", afirmou.

Ela já ensinou maquiagem para parquinho, para o shopping e para a festa. Mas será que isso faz mal para a pele da criança? Apesar de Renata afirmar que nunca precisou ir ao dermatologista porque Julie tem a pele muito saudável, o dermatologista Caio Roberto Shwafaty de Siqueira afirmou que o maior problema de uma criança usar maquiagem é a possibilidade dela apresentar dermatite por irritação do produto, ou até mesmo dermatite de contato alérgica. "A pele da criança ainda não está madura e totalmente desenvolvida. Normalmente há um desbalanço entre oleosidade e ressecamento, então essa pele tem menos proteção contra agentes externos como a maquiagem e há maior risco de irritação gerada por esses produtos", explicou.

Segundo Shwafaty, a pele pode passar a apresentar vermelhidão, ardência, coceira e descamação. "Quando ocorre apenas no local do uso do produto há maior risco de ter sido reação por irritação. Mas se começam a surgir lesões à distância então há maior risco de um processo alérgico ter sido iniciado", alertou.

Ao contrário do que muitas mães pensam, o uso esporádico também pode ser prejudicial. "São nessas situações em que há uso intenso dos produtos, visto que há muita expectativa por parte da criança. Quanto mais se usa, maior o risco", detalhou o médico.

Apesar de existirem no mercado muitos produtos dedicados para o público infantil, o dermatologista alerta ao risco semelhante de dermatite por irritação.

As reações nos adultos são diferentes porque a pele deles é madura e desenvolvida. Mesmo assim, segundo Shwafaty, pelo fato do sistema imunológico do adulto estar completamente formado, o risco dele desenvolver alguma alergia pode ser ainda maior.

De qualquer forma, antes de comprar algum produto para uma criança, deve-se ficar atento se ele foi dermatologicamente testado, se tem registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária, se é hipoalergênico e se é específico para uso em crianças.

Julie diz que preto é a cor tendência para o inverno
Julie diz que preto é a cor tendência para o inverno
Foto: Divulgação
Fonte: Terra
publicidade