PUBLICIDADE

Pele bem hidratada é o segredo para a sombra durar mais

21 abr 2014 - 08h01
Compartilhar
Exibir comentários
Para ajudar na fixação, passa-se nas pálpebras uma camada de base, de pó translúcido e uma sombra em pó cor da pele ou bege-claro
Para ajudar na fixação, passa-se nas pálpebras uma camada de base, de pó translúcido e uma sombra em pó cor da pele ou bege-claro
Foto: Shutterstock

Quem nunca sofreu no meio de uma festa ao ver a sombra perder a tonalidade, escorrer e comprometer aquele olhar poderoso? Situações como essa podem ser prevenidas com cuidados que começam na hidratação do rosto.

Se a pele for seca e não receber hidratação, a maquiagem não fixa; se for oleosa e muito hidratada, a sombra pode escorrer. “É importante conhecer o tipo de pele e qual preparação necessita”, alerta Chloé Gaya, maquiadora e consultora de imagem oficial da rede de salões Jacques Janine.  

Invista em primer, base e pó translúcido

Normalmente, a pálpebra é oleosa e o primer (também conhecido como fixador ou base para sombras) prepara a pele para ser maquiada, deixando a região mais uniforme. Além de fixá-la, potencializa a cor.  

O ritual para a aplicação da sombra deve contar, ainda, com a base, a mesma que for passada no rosto, o pó translúcido, inclusive na área dos olhos e, por último, uma sombra em pó cor de pele ou bege-claro. Tudo para garantir que a sombra dure mais tempo.

Dedos ou pincel?

Normalmente, na automaquiagem, algumas mulheres preferem aplicar a sombra com os dedos – e isso não é problema. O correto, porém, é usar um pincel com cerdas mais firmes e curtas para aplicar a sombra e um pincel com cerdas macias, fazendo movimentos circulares, para esfumar.

Poder de fixação

São muitos os tipos de sombra disponíveis e a diferença entre elas é a textura, a aplicação e a consistência. A sombra em pó, por exemplo, pode ser usada umedecida, o que ajuda a fixar na pele. Existem algumas sombras cremosas à prova d'água, que duram muito, mas é preciso dominar a técnica para aplicar, porque são mais difíceis de esfumar. “A fixação depende também do produto; é importante ter uma sombra com boa pigmentação”, ensina a maquiadora.

Os cosméticos cremosos, em bastão ou mousse, que não são à prova d’água e mais “oleosos”, precisam ser bem aplicados. “A textura deles faz com que sejam absorvidos. Por um lado é bom, já que fixam bem, por outro é ruim, pois podem ser diluídos devido à transpiração. Nesse caso, a dica é passar a sombra em pó por cima da sombra cremosa, ou um pó translúcido, que fará com que o produto fixe melhor à pele”, orienta Chloé.

Fonte: Qualitá
Compartilhar
Publicidade
Publicidade