PUBLICIDADE

Veja erros de maquiagem que deixam as mulheres mais velhas

Especialista sugere truques para valorizar alguns pontos do rosto e suavizar os sinais do tempo

20 abr 2014 - 17h56
(atualizado às 17h59)
Compartilhar
Exibir comentários

Você sabia que os seus hábitos de beleza podem, ao invés de esconder possíveis sinais do tempo, evidenciá-los ainda mais? Pois esta foi a descoberta de Frances Childs, do jornal Daily Mail, que, aos 45 anos, descobriu que seus truques já não vinham mais fazendo efeito.

Na versão online da publicação, ela conta que ficou preocupada ao descobrir que alguns deles, inclusive, estavam trazendo um aspecto de mais velha.

Ela contou com a ajuda da maquiadora Sandy Linter, autora do livro The Makeup Wakeup: Revitalising Your Look At Any Age (em tradução livre: O Despertar da Maquiagem: Revitalizando seu Look em Qualquer Idade).

A especialista afirma que não se deve usar a mesma maquiagem sempre, pois com o passar do tempo a cor da pele e mesmo o formato do rosto passam por mudanças. Veja a seguir alguns truques anti-idade fornecidos por ela.

Ajude os seus cílios

Segundo Sandy, com a idade os cílios ficam mais curtos e escassos. Sendo assim, vale apostar em pincéis ou curvex para conseguir um aspecto mais impactante.

Vale também deixar os rímeis marrons de lado, e preferir os pretos, que ressaltam mais o branco dos olhos. “Rímel nos cílios inferiores também é uma gafe, pois chama a atenção para todas as olheiras. Atenha-se às pálpebras superiores e aplique uma camada mais grossa nos cantos externos, onde os olhos tendem a cair”, explica.

<p>Lápis de olho e delineador não favorecem mulheres mais velhas, pois diminui os olhos</p>
Lápis de olho e delineador não favorecem mulheres mais velhas, pois diminui os olhos
Foto: Getty Images

Dê adeus ao delineador líquido e ao lápis de olho

Este recurso, que você tanto usou a vida toda, passa a não favorecer as mulheres com mais de 35 anos. Isso porque os olhos tendem a diminuir com a idade e o lápis faz com que eles fiquem ainda menores.

As linhas finas na pálpebra também devem ser evitadas. “Isso chama atenção para as linhas finas”, ressalta. No lugar disso, use um delineador cremoso e não faça uma linha rígida de ponta a ponta, prefira um aspecto mais esfumado para um look mais jovem.

Dê preferência ao corretivo cremoso

As olheiras tendem a ficar mais escuras com a idade. Porém, se você usar pó para escondê-las acabará ressaltando as rugas dessa região. Por isso, escolha os líquidos ou com textura cremosa, que podem ser aplicados com um pincel.

Pegue leve no blush

Ao passo que envelhecemos, a pele vai ganhando um aspecto mais avermelhado graças ao seu afinamento. Blushes de cores fortes, como pink, vermelho ou marrom, só irão ressaltar esta característica ainda mais. Experimente os tons mais sutis, como pêssego ou coral.

Outra dica é deixar de aplicar o produto no meio da bochecha, que tende a cair com o tempo. Ao invés disso, aposte no ponto mais alto das maçãs, e aplique o blush com movimentos ascendentes e rápidos.

Ilumine a sobrancelha

Com a idade, a sobrancelha fica mais escassa e pode também ficar grisalha. Contra isso, use um lápis-sombra em um ou dois tons mais escuros do que o seu cabelo para preencher as falhas. Nunca use rímel com este fim, pois a textura é muito dura.

Aposte no pó

Quanto mais se aproxima da menopausa, mais aumenta a oleosidade ao redor do nariz, testa e queixo. O pó é um aliado neste sentido, e as melhores opções são os que tem um leve toque de brilho, para iluminar a pele. Evite esfregar o produto na região dos olhos, pois ele pode entrar nas linhas finas e enfatizá-las; e também fuja dos tons puxados para o rosa.

Esqueça os batons escuros

Os tons escuros caem muito bem quando se tem 20 anos, mas com a idade, eles devem deixar de ser uma escolha. Isso porque os lábios tendem a ficar mais finos, e os tons escuros causam uma ilusão de que estão ainda menores.

Prefira os tons pêssego, rosado ou considere ainda usar um gloss para um visual mais leve. Mas lembre-se que os lábios também cedem com a idade, então evite usar o gloss nas laterais, pois isso pode enfatizar esta característica.

Use uma base mais clara

Quanto mais idade, mais aumenta a necessidade de usar uma base para cobrir a descoloração da pele e a vermelhidão. Mas se o líquido for grosso ele pode ressaltar ainda mais as linhas de expressão. Por isso, dê preferência às bases em musse ou os hidratantes que vêm com coloração. “Menos é mais”, lembram os especialistas. O ideal é sempre escolher o mesmo tom ou um mais escuro do que a pele.

Desenhe os lábios

A linha dos lábios tende a ir desaparecendo com a idade, e, para isso, você pode apostar em um lápis para marcar a região. Esqueça a ideia de que deve usar um tom mais escuro do que sua boca; o ideal é apostar em uma cor neutra e natural, que vai melhorar o formato e a definição.

<p>Não se deve usar a mesma maquiagem sempre, pois com o passar do tempo a cor da pele e mesmo o formato do rosto passam por mudanças</p>
Não se deve usar a mesma maquiagem sempre, pois com o passar do tempo a cor da pele e mesmo o formato do rosto passam por mudanças
Foto: Getty Images

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade