Beleza

 
 

 Cérebro de apaixonados 'desativa' a visão crítica sobre a pessoa amada
13 de junho de 2009 17h09

Comentários
 
Amor é cego, casal idosos, landing + interna. Foto: Getty Images

Cientistas comprovam que o amor, realmente, é cego
Foto: Getty Images

Que o amor é cego, todo mundo já ouviu dizer. Pesquisadores comprovaram que a pessoa apaixonada dificilmente consegue ver os defeitos do parceiro durante o 5º Congresso Brasileiro do Cérebro, Comportamento e Emoções, realizado em Gramado, no Rio Grande do Sul.

» vc repórter: mande fotos
e notícias

» Chat: tecle sobre o assunto

"Estudos com imagens mostram que os mecanismos cerebrais que nos fazem ter uma visão crítica sobre as atitudes dos outros são desativados quando estamos com a pessoa amada", justificou o neurologista André Palmini, da Faculdade de Medicina da PUC do Rio Grande do Sul.

De acordo com a médica Carmita Abdo, da Universidade de São Paulo (USP), o cérebro se comporta de maneira diferente na paixão e no amor. Segundo ela, mecanismos de defesa passam a ficar mais "atentos" com o passar do tempo.

"Podemos concluir que durante a paixão o organismo produz dopamina, substância responsável pela atração. Já os relacionamentos duradouros contam com a ocitocina, hormônio capaz de estimular a fidelidade", contou.

Pesquisas mostram ainda que a ocitocina é mais facilmente encontrada no organismo das mulheres.
O Dia
O Dia - © Copyright Editora O Dia S.A. - Para reprodução deste conteúdo, contate a Agência O Dia.