PUBLICIDADE

Depilação íntima cavada aumenta risco de problemas na pele

Pesquisa mostra que cerca de 87% das mulheres removem parte ou todos os pelos pubianos

9 set 2014 - 17h22
(atualizado às 17h26)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Cerca de 60% das entrevistadas já tiveram pelo menos alguma vez alguma complicação relacionada à pele após a depilação</p>
Cerca de 60% das entrevistadas já tiveram pelo menos alguma vez alguma complicação relacionada à pele após a depilação
Foto: Getty Images

Mulheres que apostam na depilação cavada na linha do biquíni podem aumentar o risco de  infecções, queimaduras, coceiras intensas, erupções cutâneas ou cortes, alerta um novo estudo. Com informações do site do jornal britânico Daily Mail.

Siga Terra Estilo no Twitter

Pesquisadores americanos descobriram que 87% das mulheres removem parte ou todos os seus pelos pubianos – sendo que a maioria usa uma lâmina –, enquanto que o restante afirmou ter se depilado com cera ao menos uma vez na vida.

Cerca de dois terços (60%) delas disseram que também já tiveram pelo menos alguma vez alguma complicação relacionada à pele, o que inclui cortes invisíveis, chamados de escoriações epidérmicas, pelos encravados e alergias.

Mulheres acima do peso ou obesas se mostraram duas vezes mais propensas a passar por complicações, e três vezes mais quando removem todos os pelos do que quando tiram apenas parcialmente.

Para o levantamento, mulheres que passaram por duas clínicas no Texas, entre abril e junho de 2012, responderam a um questionário. Foram usados os dados de 333 mulheres, entre 16 e 40 anos, de diferentes etnias. As negras e hispânicas foram as que menos reportaram problemas relacionados a esta prática.  

E apesar das complicações, 44% delas disseram que costumavam remover os pelos, mas pararam. A principal razão, citada por 41%, foi a rejeição dos efeitos colaterais. Outros motivos foram o incômodo (25%); falta de atividade sexual (11,4%); o fato de gostarem da aparência dos pelos (7,1%) e o pedido do próprio parceiro para pararem (2,4%).

O estudo foi publicado no American Journal of Obstetrics & Gynecology.

Dicas

Veja, a seguir algumas dicas para depilar com segurança, fornecidas por Andrea DeMaria, do Center for Interdisciplinary Research in Women's Health, da University of Texas.

- Apare os pelos com um barbeador elétrico esterilizado no lugar de uma lâmina de barbear normal;

- Umedeça a área com água quente e sabonete sem perfume;

- Sempre use uma lâmina nova;

- Tire a calcinha quando chegar em casa e só coloque de novo quando for sair, pela manhã

Pele Jovem x Pele Madura Pele Jovem x Pele Madura

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade