PUBLICIDADE

Pano branco: Livre-se das micoses de pele

Saiba tudo sobre o pano branco e veja como evitar esse e outros tipos de micose

6 mar 2016 - 15h30
Compartilhar
Exibir comentários

Dias quentes são um convite para um banho de mar, mas o que fazer quando o passeio traz de presente coceirinhas e manchas nada agradáveis? Também conhecida como pano branco, a é um dos problemas dermatológicos mais recorrentes durante o verão, mas pode ser prevenida com algumas atitudes simples.

O problema é causado por fungos encontrados até mesmo em nossa própria pele, que podem atingir a superfície cutânea, as unhas e os cabelos. Quem explica é Valéria Campos, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). “Os fungos estão em toda parte e podem ser encontrados no solo e em animais”, comenta.

Esses pequenos organismos se alimentam da queratina, proteína fabricada em nosso corpo. Assim que encontram condições para a proliferação, como calor e umidade, eles se reproduzem e causam os sintomas já conhecidos. Veja como resolver a situação.

Pano branco e outras micoses

Pano branco causa manchas
Pano branco causa manchas
Foto: iStock/Getty Images / Vivo Mais Saudável

Engana-se quem acredita que existe apenas um tipo de micose. Saiba mais sobre diferentes inflamações causadas por fungo:

- Tinea inguinal: causa lesões nas coxas e nas nádegas; é marcada por manchas avermelhadas que coçam, descamam e têm bordas limitadas.

- Pitiríase versicolor: é o famoso pano branco; tem como característica principal manchas claras e com descamação.

- Micose corporal: apresenta lesões redondas e que coçam; são inicialmente pequenos pontos, que se abrem e formam grandes anéis.

- Micose dos pés: acarreta descamação e coceira na planta dos pés.

- Tinea interdigital: é também conhecida como frieira; causa descamação, pele mais branca e mole, pequenos cortes e coceira entre os dedos dos pés.

A primeira atitude é descobrir qual fungo está afetando a sua pele. O tratamento depende dessa informação. Valéria lembra que usar medicamentos indicados por amigos e familiares não é uma boa ideia. “Eles podem mascarar características importantes para o diagnóstico correto da sua micose”, alerta.

Os remédios mais recomendados são encontrados em forma de cremes, loções, talcos ou comprimidos via oral. O tratamento sempre deve ser prolongado e pode durar aproximadamente 60 dias. Nunca o interrompa após o fim dos sintomas. O fungo pode sobreviver nas camadas mais profundas da pele e causar novas infecções no futuro.

5 dicas para prevenir o pano branco

1. Sempre utilize chinelo em pisos úmidos ou públicos, como lava-pés, vestiários e saunas.

2. Não compartilhe objetos de higiene pessoal com outras pessoas.

3. Seque-se completamente após o banho. Atenção redobrada para pés, virilha e axilas.

4. Tenha o seu próprio kit para manicure e pedicure.

5. Troque as roupas molhadas após sair da piscina ou do mar.

Vivo Mais Saudável Vivo Mais Saudável, informação que faz bem.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade