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Sephora lança aparelho que ajuda clientes a escolher perfume ideal

23 nov 2012 - 16h21
(atualizado às 16h21)
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A segunda loja da Sephora, que foi inaugurada nesta sexta-feira (23), no Morumbi Shopping, traz uma novidade aos seus clientes, o Sensorium, uma nova experiência olfativa e interativa que permite conhecer diferentes fragrâncias. 

Sensorium é uma nova experiência olfativa e interativa que permite conhecer diferentes fragrâncias
Sensorium é uma nova experiência olfativa e interativa que permite conhecer diferentes fragrâncias
Foto: Bruno Santos / Terra

Sephora inaugura 2ª loja em SP com filas e famosas 

O sistema está disponível para ser usado para qualquer pessoa. Segundo o gerente de treinamento Ricardo Penna, este é um teste seco de perfume que não se guia pela embalagem.

A experiência é simples. O cliente escolhe um entre os quatro "estados de espíritos" do dia e faz os testes. "A mulher que sabe que vai sair a noite para um jantar pode querer algo mais sexy, outra pode preferir algo mais chique, por exemplo", explicou.

Para elas, chique, casual e viciante e casual são as opções, enquanto para eles, existe refinado, casual, esportivo e atraente. Após essa decisão, a pessoa sente seis diferentes tipos de odores que se encaixam naquela qualidade. O teste acontece através de funis, onde as pessoas aproximam o nariz após terem apertado o borrifador. Depois de escolher o preferido, ela clica na tela touchscreen o número do preferido e descobre qual é o perfume, com todas as suas informações de nota, embalagem, marca e preço.

"As pessoas têm uma experiência sensorial e descobrem algo que está no interior dela", disse Penna. Nesse teste, as pessoas sentem a fragrância sem saber nenhuma informação dos mostruários. "Muitos se fecham a apenas um tipo de perfume, mais cítrico, mais doce, mais forte, e nunca se descobrem e veem que podem se interessar por outro tipo de cheiro", disse.

Para Penna, essa é uma maneira da pessoa se apegar a um novo cheiro, que seja mais parecido com ela, sem ser influenciada pela marca, história, ou até alguma celebridade.

A Sensorium foi desenvolvida nos Estados Unidos em 2011 e chegou às lojas no começo de 2012. No Brasil, está é a primeira e, por enquanto, não existem planos de colocar uma igual na Sephora no Shopping JK Iguatemi, nem nas lojas do Rio de Janeiro. O estudo do estilo e a relação com o perfume é desenvolvida com uma equipe de Nova York e são alteradas constantementes.

A Senso, uma vitrine interativa onde os clientes podem procurar produtos por nome, estilo e até mesmo recomendações, fica à disposição dos clientes em todas as Sephoras. Mas, para a mais nova do Brasil, ela ganhou um upgrade. "Agora também relacionamos com o estilo da pessoa e com o que ela quer passar naquele dia, como no Sensorium", explicou o gerente.

"Essa é uma grande ajuda para quem quer realmente passar através do cheiro o que e como ela está se sentindo naquele dia", finalizou.

Fonte: Terra
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