publicidade
13 de janeiro de 2010 • 21h07

Saiba como manter a aparência jovem das mãos

A exposição ao sol é o principal fator que acelera o envelhecimento das mãos
Foto: Getty Images
 

Com tantos recursos para retardar ou esconder o envelhecimento, às vezes fica difícil saber a faixa etária de algumas mulheres. Mas ainda não existem truques para eliminar com a mesma eficiência os sinais que aparecem nas mãos. Elas denunciam a idade, sem dó. Por isso merecem atenção quando os assuntos são aparência e saúde. A falta de cuidados resulta no aparecimento precoce de rugas, redução da espessura da pele, ressecamento, manchas e até câncer.

» Siga o Terra no Twitter
» vc repórter: mande fotos e notícias
» Chat: tecle sobre a notícia

A exposição ao sol é o principal fator que acelera o envelhecimento das mãos. Permanentemente expostas, sofrem ao longo dos anos com a modificação da estrutura das fibras colágenas e elásticas, aparecimento de um quadro de atrofia (pele fina com aparecimento de vasos), mudança da pigmentação (formação de manchas) e até alteração do DNA da célula (o que pode levar ao câncer de pele).

Confira abaixo como retardar o envelhecimento, manter a pele saudável e opções para driblar os incômodos estéticos que afetam as mãos, segundo a dermatologista Shirlei Borelli:

1) É fundamental aplicar filtro solar nas mãos diariamente. Mesmo as mulheres que trabalham em ambientes fechados precisam lembrar-se do cuidado. E o filtro deve ser levado na bolsa ou ficar também na nécessaire do trabalho, pois como lavamos muitas vezes as mãos por dia com sabonete, é necessário reaplicar o creme para manter a proteção.

2) Além do sol, o uso de sabonete, o contato com superfícies diversas colabora para o ressecamento da pele. Mantenha-a sempre hidratada.

3) Mantenha as unhas bem tratadas e ao menor sinal do aparecimento de micoses, procure um dermatologista. Quem mantém as unhas permanentemente esmaltadas, precisa permitir que elas respirem algumas horas por semana. Antes de ir à manicure, tire o esmalte com pelo menos seis horas de antecedência.

4) Para quem tem muito contato com água e detergente, o uso de luvas de borracha aflaneladas internamente evita fungos, bactérias e alergias de contato;

5) Os tratamentos disponíveis para clarear manchas são laser de rubi, luz intensa pulsada, ácidos e peelings;

6) Entre as opções para amenizar as rugas estão radiofreqüência, infravermelho, ácido hialurônico e ácido polilático.

7) O ácido hialurônico (como o Juvéderm, da Allergan, e o Mesolis Plus, da Demalis), por exemplo, preenche os sulcos no dorso das mãos. Tem duração média de 18 a 24 meses.

Especial para Terra