publicidade
23 de janeiro de 2012 • 20h27

Saiba o que é rosácea e como cuidar da pele com essa doença

Veja como cuidar da pele com rosácea
Foto: Getty Images
 

Calor e alta exposição aos raios UV aumentam a incidência da rosácea, uma doença de pele que acomete muitas mulheres entre 30 e 40 anos com pele clara e tendência a oleosidade.

Os principais sintomas dessa doença, considerada crônica, são vermelhidão, irritação, surgimento de pequenos vasos cutâneos na pele do rosto e lesões que lembram espinhas. Embora não tenha cura, alguns cuidados especiais ajudam a manter a doença sob controle.

Um dos cuidados é não exagerar na maquiagem. "Como a doença causa um grande desconforto estético, os pacientes acabam usando maquiagem para esconder os sintomas", afirma a dermatologista Márcia Grieco, do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos. "O problema é que, sem orientação médica, isso pode agravar o quadro", alerta. Segundo ela, o ideal é procurar maquiagens e cosméticos específicos para peles com rosácea ou peles sensíveis, que já existem no mercado.

Outro produto que não pode faltar é o filtro solar com fator de proteção alto, já que a radiação UV é um dos agentes que desencadeia uma piora do problema. Outros fatores são condimentos picantes em excesso, estresse e problemas emocionais, medicamentos vasodilatadores e fragilidade nos vasos sanguíneos. "Evitar os fatores que desencadeiam o problema e combinar a ação com o uso de sabonetes suaves e géis a base de metronidazol faz parte de um tratamento com sucesso", diz a especialista.

Terra