Cuidados Especiais

publicidade
12 de fevereiro de 2013 • 08h00

Cuidados pós-sol deixam a pele bonita e saudável

Para ficar com a marquinha do biquíni sem prejudicar a pele, cuidados simples deixam a cútis macia e revitalizada para o novo bronzeado
Foto: Shutterstock

Durante os dias de intenso calor, é comum refrescar o corpo e aproveitar as altas temperaturas sobre uma canga estendida na praia ou à beira da piscina. No entanto, essa ação pode deixar a pele vulnerável aos efeitos dos raios solares e promover a vermelhidão e desidratação cutânea. Para fazer as pazes com o espelho e continuar aproveitando os dias de verão, cuidados simples pós-sol deixam a cútis macia, nutrida e revitalizada, pronta para um novo bronzeado.

Truque tranquilamente incorporado ao dia a dia, beber dois litros de água por dia ajuda a diminuir a irritação da pele. Além disso, apostar em cremes específicos para os dias ensolarados reduz as chances de ressecamento. “Os mais indicados são pós-sol em gel, pois além de combater a oleosidade, o cosmético também tem efeito calmante”, explica Julio César Nogueira, dermatologista do W Spa, do Rio de Janeiro.

Para ficar com a marquinha do biquíni sem parecer um pimentão, aprenda, a seguir, quais são os principais cuidados para manter a derme saudável e bonita após aproveitar um dia inteirinho debaixo do sol. 

Banho frio
Com função de fechar os poros e combater o excesso de oleosidade, um rápido banho frio é uma boa opção para quem saiu da praia com a pele bastante vermelha. Isso porque, além da água fria ter efeito calmante sobre a cútis, ela ainda pode deixá-la fresquinha e luminosa. “O ideal é que os banhos quentes sejam evitados, pois tendem a remover a camada de proteção da pele, deixando-a ainda mais sensível”, alerta Julio. 

Hidratação
O melhor amigo dos cuidados pós-sol ainda é a hidratação. Por isso, opte por nutrir a cútis sempre depois do banho frio, pois quando úmida, absorve melhor os princípios ativos dos cremes. Além disso, é bom ficar atento às especificidades do produto, uma vez que os mais indicados são feitos com extrato de camomila, azuleno e aloe vera - substâncias responsáveis por aliviar a sensação de ardência no corpo. “O recomendado é hidratar a derme duas vezes ao dia com os produtos indicados e não usar óleos, pois eles tendem a deixá-la ainda mais oleosa”, afirma o dermatologista.

Sabonete
Pode parecer frescura, mas a escolha do sabonete ideal para acalmar a pele após longos períodos exposta ao sol é essencial para diminuir a vermelhidão. Isso porque os artigos de beleza específicos tonificam e revigoram a derme queimada, deixando-a saudável e revigorada. “Dê preferência aos sabonetes com formulação hidratante, pois além de limpar, os cosméticos ainda são capazes de refrescar o corpo”, recomenda Julio. 

Agência Hélice Terra