0

Dicas deixam a pele perfeita para o Carnaval; confira

28 fev 2014
07h13
  • separator
  • 0
  • comentários

Com o início do Carnaval nesta sexta-feira, o principal desafio de boa parte das mulheres é conseguir aproveitar a folia com a pele bem cuidada e devidamente hidratada, já que o feriadão prolongado costuma ser permeado por altas temperaturas, muita maquiagem e intensa badalação. Por isso, confira, a seguir, algumas dicas fundamentais para quem deseja curtir os quatro dias de festa com o tecido cutâneo bonito e, sobretudo, saudável.

Protetor solar 
Responsável por assegurar a saúde do corpo e do rosto, o filtro solar não pode faltar na rotina das foliãs de plantão, devido à inevitável exposição aos raios de sol, que aumenta os riscos de queimaduras e acelera o processo de envelhecimento. Por essa razão, é fundamental reaplicar o produto a cada duas horas, principalmente na parte da manhã e na hora do almoço.  

Maquiagem
Ainda mais usada nos dias de folia, a maquiagem deve ser completamente removida da pele antes de pegar no sono, com a ajuda de um potente demaquilante. “Dormir com o rosto limpo garante uma melhor transpiração e respiração da pele”, ressalta Abdo Salomão, dermatologista da Clínica Dermatológica Dr. Abdo Salomão Junior, de Minas Gerais.  

Tão comum quanto o make up carregado, as tradicionais espuminhas de Carnaval não são capazes de oferecer grandes danos à pele, podendo, no máximo, causar uma leve descamação, que é facilmente corrigida com o uso de um sérum à base de vitamina C.

Outra dica importante é eliminar o uso de ácidos ou de outros cremes feitos à base de hidroquinona durante a noite para evitar que haja intoxicação ou sobrecarga de cosméticos no tecido cutâneo.  

Hidratação e alimentação
Quem for cair no samba ou se esbaldar nos blocos de ruas e trios elétricos precisa, também, fazer a ingestão diária de, pelo menos, quatro litros de água para repor a perda de líquidos e sais minerais. Vale lembrar que os isotônicos são muito bem-vindos, diferentemente dos energéticos, que em nada contribuem para uma correta hidratação do corpo. Os refrigerantes também devem ser evitados, dando lugar para os sucos naturais.

Em relação à alimentação, o ideal é optar por verduras e legumes, principalmente aqueles que fornecem nutrientes e propriedades antioxidantes à pele, como a cenoura e a alface. Outra opção é o consumo de frutas, como pera, uva e melancia, que apresentam um elevado teor de água e são ricas em fibras, vitaminas e sais minerais.

Avião e praia  
As foliãs que forem viajar de avião para curtir o Carnaval em outro estado precisam   aplicar uma camada generosa de hidratante no rosto e nas mãos devido ao ar seco das cabines. Já durante o voo, a dica é borrifar água termal na face por várias vezes durante o percurso, além de protetor labial.  

Para as fãs de praia, a dica principal é remover com água corrente os incômodos grãozinhos de areia que ficam espalhados pelo corpo para evitar possíveis infecções cutâneas. “Além disso, convém proteger os lábios com produtos que contenham os princípios ativos encontrados nos filtros solares para combater rachaduras, descamações, ardência, carcinomas e, até mesmo, herpes solar na área”, recomenda o especialista. 

Fonte: Agência Hélice
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade