PUBLICIDADE

Estresse favorece o aparecimento de acne; saiba como tratar

11 jul 2013 - 07h09
(atualizado às 07h09)
Compartilhar
Exibir comentários

Bastante comum na fase da adolescência, devido às alterações hormonais, a acne ainda pode aparecer na idade adulta. Um dos fatores que desencadeiam as erupções cutâneas é o estresse, pois quando ele é muito intenso promove o aumento da produção de cortisol (hormônio ligado ao sistema emocional), estimulando os hormônios androgênios e acionando as glândulas sebáceas, que liberam óleos na pele, principais substâncias causadoras das espinhas e dos cravos.

"Qualquer alteração no androgênio, como o estresse, pode estimular a glândula geradora da acne, promovendo o aparecimento das borbulhas", explica Sara Bragança, dermatologista e membro da Sociedade Brasileira de Medicina Estética (SBME). Entre os homens, o DNA também pode potencializar a ação do nervoso, promovendo o surgimento da acne. Confira, a seguir, alguns cuidados especiais que melhoram a qualidade da pele afetada pelo problema.

Evite espremer

Sempre aliada ao estresse, a ansiedade é um dos principais problemas de quem sofre com a acne. Isso porque a maioria das pessoas estressadas vive mexendo na cútis e removendo as casquinhas. “Espremer uma espinha pode parecer um resultado eficaz, no entanto, removê-la pode fazê-la ficar por mais tempo, causando inchaço, irritação e cicatrizes vermelhas ou marrons”, alerta a especialista.

Lave o rosto com sabonetes específicos

Ideal para quem sofre com os cravos e espinhas, lavar a face duas vezes por dia com sabonete específico para o seu tipo de pele ou à base de ácido salicílico e zinco pode diminuir a incidência. No entanto, lave sem exagero, pois feita mais do que três vezes ao dia a ação pode causar o efeito rebote, deixando o rosto mais oleoso e suscetível ao aparecimento da acne.

Use protetor solar

Principal responsável por ativar as glândulas sebáceas e promover o aparecimento de cravos e espinhas, o sol deve ser evitado por quem faz uso de medicações para acne. Isso porque as fórmulas aliadas aos raios solares podem causar queimaduras e estimular o aparecimento de rugas e linhas de expressão. Por isso, é recomendado aplicar o protetor solar na versão oil-free sempre que sair de casa.

Fonte: Agência Hélice
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade