Cuidados Especiais

publicidade
13 de agosto de 2012 • 08h16

Máscara de mamão com mel clareia a pele naturalmente

Receita feita em casa com mamão e mel promete eliminar manchas causadas por distúrbios hormonais, exposição solar e acne
Foto: Shutterstock
  • Especial para o Terra
 

Manchinhas na pele podem representar um verdadeiro tormento para as mais vaidosas, principalmente quando aparecem no rosto. Causadas por múltiplos fatores como distúrbios hormonais, exposição solar e acne, as alterações na pigmentação da cútis até podem ser disfarçadas com maquiagem, contudo uma máscara caseira à base de mamão pode ajudar no clareamento da pele. Isso porque a fruta é rica em vitamina C, substância que ajuda a uniformizar o tom, e licopeno, antioxidante responsável pela renovação celular.

A vitamina C do mamão ataca os radicais livres da pele e regula a produção de melanina, tornando-se importante aliado contra as marcas. A fruta também tem licopeno, substância que ajuda a evitar e reparar lesões na cútis. Além disso, a máscara pode ser reforçada com adição de mel.

“A alta concentração desse tipo de vitamina ajuda a clarear a pele, ainda mais quando associada ao mel, pois são dois produtos naturais e importantes nesse tratamento”, explica o Dr. Paulo Kogake, membro da Academia Brasileira de Estética e dermatologista da Clínica Kogake, de São Paulo.

Confira, a seguir, como preparar a receita em casa e clarear sua pele deixando-a saudável e bonita.  

Máscara de mamão e mel
Ingredientes:
Meio mamão maduro
Uma colher (de sopa) de mel

Modo de preparo
Faça uma pasta com o mamão e o mel.

Aplicação
Faça a higienização da região escurecida com sabonete específico para seu tipo de pele, enxugue bem e aplique a máscara. Deixe agir por dez minutos e depois retire com água fria. A receita pode ser usada diariamente.

Para conseguir um resultado ainda melhor, não deixe qualquer resíduo da receita no rosto, depois de retirá-la. Além, disso, após o tratamento deve-se passar protetor solar e evitar exposição solar imediata.

Filtro solar auxilia clareamento
Independente da causa das manchas, o ideal é associar a receita caseira com uso de filtro solar, até mesmo quando está frio e nublado. “Protetor solar deve ser usado três vezes ao dia por quem apresenta manchas na pele, pois impede o escurecimento da cútis,” diz Amilton Macedo, dermatologista da Clínica Dr. Amilton Macedo, de São Paulo. Contudo, o efeito clareador é possível a partir do uso de protetores com FPS mínimo de 30.

Terra