PUBLICIDADE

Primer pode ter ação multifuncional e até evitar rugas

21 fev 2014 - 07h13
(atualizado em 25/2/2014 às 11h29)
Compartilhar
Exibir comentários

Desenvolvido com a finalidade de preparar a pele para o recebimento da maquiagem, o primer uniformiza o tom do rosto inteiro, além de proporcionar profunda hidratação. Isso porque, mais que um item indicado para corrigir imperfeições momentaneamente, ele pode conter uma série de ativos que proporcionam resultados positivos para a saúde e a beleza da pele.

Basicamente composto por substâncias que ajudam a dispersar os pigmentos da make, o produto forma um “filme” invisível sobre a pele, de modo a facilitar a espalhabilidade de outros cosméticos, o que aumenta a uniformidade da maquiagem. “Podemos compará-lo a uma cera ou a um lustra-móveis que aplicamos sobre uma superfície, deixando-a mais lisa e facilitando assim o deslizamento de outros objetos”, diz Maurício Pupo, farmacêutico e diretor técnico da Consulfarma.

Para ir além e deixar a pele saudável, variações encontradas em lojas de cosméticos e farmácias de manipulação podem ter ações nutritiva, fotoprotetora e anti-idade. “Uma empresa pode, sim, fazer um primer que além de uniformizar a maquiagem hidrata, clareia manchas, reduz rugas e aumenta a tonicidade”, afirma o especialista.

Por serem elaborados exclusivamente para aplicação antes do make-up, os primers são considerados produtos únicos, leves e compatíveis com todos os tipos de pele. Porém, isso não impede a criação - mediante indicação dermatológica - de versões mais hidratantes para cútis secas, com ativos absorvedores de oleosidade para peles mais oleosas, ou até mesmo de primer equilibrador para as peles mistas.

Em geral, todos eles são encontrados em forma de um fluido transparente, mas também existe a possibilidade de encontrá-los em loções ou em géis com textura levíssima. O ideal é sempre optar pelos menos encorpados, que deixam a pele bem lisa e chegam a evaporar parcialmente depois da aplicação, não deixando a face oleosa, e preferir fórmulas sem parabenos e livres de óleo mineral e derivados do petróleo, substâncias que podem obstruir os poros e causar problemas com acne.

Como aplicar?

Primeiramente, é necessário higienizar a pele e aplicar o primer somente quando a região estiver completamente seca para a ação do cosmético ser ainda mais eficiente. Depois, deve-se espalhar o item com dois dedos por toda a extensão do rosto para, em seguida, aplicar os outros itens de maquiagem.

Diferentemente de outras soluções, os primers devem permanecer em constante contato com a pele, pois somente assim cumprirão a função uniformizadora. “A aplicação da maquiagem fica muito mais fácil e agradável, os pigmentos se dispersam melhor, a pele fica mais homogênea a e coloração da maquiagem se torna muito mais uniforme. Além disso, é possível sentir a pele imediatamente mais lisa e com sensorial mais sedoso”, finaliza Maurício. 

Compartilhar
Publicidade
Publicidade