PUBLICIDADE

Veja como disfarçar as marcas da rosácea na pele

20 mar 2012 - 16h48
Compartilhar

Sensação de ardência e queimação no rosto, lesões vermelhas na pele e até conjuntivite podem indicar a rosácea, doença crônica da pele que afeta principalmente o rosto. Sem causas definidas pelos médicos, o problema aparece principalmente em adultos com idade entre 30 e 40 anos.

Rosácea é uma doença crônica que afeta principalmente a pele do rosto
Rosácea é uma doença crônica que afeta principalmente a pele do rosto
Foto: Shutterstock / Terra

Inicialmente, a rosácea provoca rubor ou vermelhidão e vasinhos na pele. Na segunda fase, lesões similares à acne. "No quadro mais avançado, são identificados nódulos e até abscessos (infecção com pus)", alerta Isabela Tavares, membro titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).

Por essa razão, muitas mulheres que têm a doença sofrem problemas de autoestima, especialmente no verão, quando a pele fica mais exposta. Contudo, especialistas ensinam que com os produtos certos e a adoção de medidas preventivas é possível disfarçar o problema sem agravar o quadro.

Combate às marcas

Disponíveis no mercado, produtos de uso local, como cremes ou géis, podem ser prescritos no combate à rosácea. Terapias fotodinâmicas e a laser também diminuem sua incidência. Sensível à luz do sol, o uso de protetores solares é indispensável para evitar o agravamento da doença. Neste caso, o paciente não deve abrir mão de filtro solar com fator 30. "O produto deve ser aplicado diariamente", ensina Mauro Cesar Floriano, dermatologista e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).

Segundo ele, os sintomas ainda podem piorar caso haja exposição ao frio, estresse emocional, consumo de bebidas quentes e/ou alcoólicas e a ingestão de alimentos apimentados ou condimentados. A boa notícia é que podem ser diminuídos com ações simples e cotidianas como evitar banhos demorados e muito quentes e antes de lavar o cabelo, proteger o rosto da química do xampu e condicionador.

A maquiagem também não está proibida. Na hora de usá-la, basta dar preferência para bases não oleosas. "Mas sem exagerar na quantidade e no tempo de uso, pois como ocorre com a acne, pode haver oclusão dos poros da pele do rosto, piorando o quadro da rosácea", alerta Mauro. Maquiagens do tipo mineral em tons esverdeados são as mais indicadas, pois diminuem a irritação e disfarçam a vermelhidão da pele.

Agência Hélice,

Especial para o Terra

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade