Cuidados Especiais

publicidade
29 de março de 2012 • 00h17

Veja como fazer a limpeza de pele durante a gestação

Limpeza de pele na gravidez ameniza cravos e espinhas
Foto: Shutterstock / Terra
 

Mudança no eixo de equilíbrio e sobrepeso costumam ser as primeiras alterações provocadas pela gestação. Mas não são as únicas. Nos meses iniciais, por exemplo, as oscilações hormonais tendem a provocar o aparecimento de cravos e espinhas. De forma que, mesmo as mulheres que nunca sofreram com o problema, podem vir a apresentar excesso de oleosidade no rosto durante este período.



Para manter o viço da cútis nesta fase, sem colocar em risco a saúde e o bebê, as futuras mamães não podem simplesmente recorrer aos métodos tradicionais, é preciso optar por uma limpeza de pele especial para gestante. De acordo com Lucely Lustre, fisioterapeuta e dermato-funcional do Centro de Estética da Clínica Alan Landecker, as gestantes devem optar por tratamentos de limpeza de pele que não utilizem ácidos, mas que, ainda sim, são capazes de amenizar a acne, desobstruir os poros e diminuir a produção de óleo e de sebo.



Segundo a especialista, a frequência do procedimento irá depender de cada tipo de pele e da época do ano. "O calor aumenta a oleosidade, facilitando a obstrução dos poros e o acúmulo de impurezas. Por isso, são necessárias mais sessões durante o verão", explica Lucely.



O tratamento não possui contraindicações, desde que sejam utilizados produtos que não ofereçam riscos à gestante e ao bebê. Por isso mesmo, deve-se evitar o uso de aparelhos estéticos de alta frequência, produtos esfoliantes, peelings com ácidos e aplicação de toxina botulínica.



Além de combater o excesso de oleosidade, a limpeza de pele atua na remoção de células mortas, impurezas e na extração de comedões (cravos). Mas, sua aplicação requer cuidados posteriores. Para Lenise Ribas, dermatologista e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, a limpeza de pele exige medidas indispensáveis no pós-tratamento. Uma delas é a aplicação do protetor solar, pois o procedimento deixa a pele mais fina e sensível. "Sem essa proteção, o aparecimento de manchas é mais suscetível, principalmente nas peles morenas", comenta.



No rosto, use diariamente sabonetes neutros para pele oleosa e filtro solar FPS 30 e proteção UVA, reaplicando-o no mínimo duas vezes ao dia. "Evite também banhos muito quentes para não ressecar a pele", aconselha Lenise.



FICHA TÉCNICA
Nome do Tratamento:

limpeza de pele para gestantes


Indicação:

hidratação profunda e limpeza da pele sem uso de ácidos e outros aparelhos estéticos de alta frequência


Preço médio:

R$150 por sessão


Sessões necessárias:

uma vez ao mês


Benefícios:

podem ser realizadas em qualquer período da gravidez, diminuindo a oleosidade da pele, cravos, espinhas, desobstruindo poros e removendo células mortas e impurezas



Agência Hélice,
Especial para o Terra
Terra