Cuidados Especiais

publicidade
07 de agosto de 2012 • 08h30

Vinte receitas caseiras combatem a acne; aprenda

Simples de serem feitas, soluções caseiras levam frutas, legumes e água na composição
Foto: Shutterstock
  • Especial para o Terra
 

Que atire a primeira pedra quem nunca se rendeu a truques caseiros para combater a acne, especialmente quando a inimiga teima em aparecer de última hora, às vésperas de um evento importante. Pouca gente sabe, mas, enquanto algumas soluções feitas em casa podem fazer mal à pele - como a popular dica de usar pasta de dente na cútis - outras funcionam perfeitamente no estágio inicial, quando as marcas apresentam pouca vermelhidão.

De preparo rápido, as soluções têm ingredientes fáceis de encontrar como amora, fubá, ameixa, água de rosas, clara de ovo e água filtrada.  Eles contêm substâncias como licopeno e albumina, poderosos cicatrizantes e calmantes naturais para a cútis. Além disso, se usados de uma a duas vezes por semana em uma receitinha para a cútis, podem aliviar o inchaço e eliminar os temidos vilões de uma pele bonita e saudável.

Aprenda, a seguir, 20 receitas, com dicas de especialistas, para fazer em casa e acabar de vez com esse mal.

1- Pasta de amoras: cozinhe meia xícara (de chá) de amoras maduras com um copo (tipo americano) de água filtrada durante dez minutos. Depois, deixe esfriar. Para aplicar, cubra o rosto com gaze e sobreponha a pasta de amoras protegendo a região dos olhos. Retire com água fria após 15 minutos. “As amoras têm licopeno, antioxidante que ajuda a combater os radicais produzidos pela acne”, explica Anderson Bertolini, dermatologista e diretor médico da Clínica Bertolini, em São Paulo.

2- Papa de aveia com água de rosas: misture uma xícara (de chá) de farinha aveia com um copo (tipo americano) de água de rosas. Com a papa formada, aplique nas áreas afetadas e deixe agir por aproximadamente 15 minutos. Retire a mistura com água fria. “A farinha tem efeito cicatrizante e pode ajudar na ação contra a acne”, analisa Roseli Pardo, esteticista em São Paulo.

3- Máscara de fubá e própolis: misture duas colheres (de sopa) de fubá, seis gotas de própolis e quatro colheres (de sopa) de água mineral. Passe a máscara massageando a pele. Deixe descansar por 20 minutos e retire com água corrente. “O fubá acalma a pele irritada. Se a acne estiver no estágio inicial, esse efeito acaba com a inflamação e seca a espinha rapidamente”, comenta o Dr. Anderson. 

4- Mistura de folhas de coentro e açafrão: junte um copo (tipo americano) de água de rosas com folhas de coentro e açafrão até conseguir consistência de papa. Aplique esse mistura na região afetada e deixe agir por 15 minutos, depois retire com água fria. “A água de rosas tem propriedade anti-inflamatória e ajuda na eliminação das indesejáveis espinhas”, afirma Roseli.

5- Mel e canela: Misture uma colher (de sopa) de mel, uma pitada de canela, uma colher (de chá) de bicarbonato de sódio e água - o suficiente para formar uma pasta.  Aplique no rosto e deixe agir de 10 a 15 minutos e depois lave bem.

6- Alho: esfregue um dente de alho cru e descascado sobre a espinha várias vezes ao longo do dia. “Ele precisa ser passado no rosto com certa frequência para ter efeito de combate”, afirma Roseli. Além de dar fim à acne, o alho ajuda a clarear as manchas da pele.

7- Mamão papaia: amasse metade da polpa de um mamão papaia, formando uma pasta. Em seguida, passe por todo rosto, deixando descansar por 20 minutos. Para retirar, use água corrente.

8- Batata crua: corte um pedaço de batata e coloque sobre a espinha ou cravo. Deixe agir por 20 minutos, em seguida, lave o rosto com água fria.

9- Ameixa: ferva seis ameixas e, ainda quentes, triture-as. Espere o creme ficar em temperatura ambiente para passar nas regiões afetadas pela acne. Depois de aplicar, cubra a pele com gaze de algodão. Deixe agir por 15 minutos e enxágue com água fria. Assim como as amoras, a ameixa tem licopeno, antioxidante auxiliar no tratamento da acne.

10- Arroz agulhinha: coloque uma xícara (de chá) de arroz agulhinha cru de molho em duas xícaras (de chá) de água mineral de um dia para o outro. No dia seguinte, na parte da manhã, use a água do cereal para lavar o rosto. Repita o processo diariamente, pelo menos três vezes ao dia.

11- Pétalas de rosas brancas: ferva 500 ml de água filtrada e adicione cinco pétalas de rosas brancas.  Abafe por dez minutos e, em seguida, coe. Logo após, coloque três gotas de própolis. Essa água, em temperatura ambiente, deve ser usada para lavar o rosto afetado pela acne.

12- Feijão branco: coloque 50 gramas de feijão branco de molho no vinagre, da noite para o dia. Após isso, retire o feijão e triture-o com água, formando uma pasta. Ela deve ser aplicada diretamente na acne por 30 minutos, sendo retirada com água abundante.

13- Amido de milho com kiwi: misture uma colher (de sopa) de amido de milho, uma colher (de chá) de bicarbonato de sódio e meio kiwi.  Aplique a mistura por todo rosto e deixe secar por 20 minutos. Em seguida, lave com água morna. “O bicarbonato de sódio é bom para neutralizar o pH da pele”, esclarece Anderson.

14- Clara de ovo: misture uma clara de ovo com um copo (tipo americano) de água filtrada. O creme deve ser aplicado no seu rosto durante 15 a 20 minutos, e depois retirado com água corrente.
 
15- Pepino: amasse um pepino até virar creme e aplique sobre a pele do rosto diariamente. “Esse legume tem propriedades cicatrizantes que auxiliam na prevenção da acne”, observa Roseli. 

16- Noz-moscada: aplique dez gramas de noz-moscada nas espinhas e deixe agir durante duas horas. Isso faz com que a acne desapareça sem deixar marcas na pele.

17- Casca de laranja: faça uma mistura com meio copo (tipo americano) de água e casca ralada de laranja. A solução caseira deve ser usada para lavar o rosto à noite.
 
18- Açúcar e mel: misture uma colher (de sopa) de açúcar cristal com uma colher (de sopa) de mel.  Passe a papa no rosto com movimentos circulares leves e retire com água corrente.

19- Aveia e mel: junte duas colheres (de sopa) de aveia em flocos com duas colheres (de sopa) de mel. Feito isso, passe na face com movimentos circulares. Em seguida, retire a máscara com água filtrada.

20- Morangos e vinagre: amasse quatro morangos em um copo (tipo americano) de vinagre de maçã. Use a mistura como máscara facial, deixando agir por 15 minutos. Ela pode ser aplicada até três vezes por semana, à noite.

Terra