Depilação

publicidade
13 de julho de 2012 • 08h30 • atualizado às 14h55

Cera de açúcar com limão é opção para se depilar em casa

Cera caseira de limão e açúcar deixa a pele lisinha e macia com ingredientes encontrados com facilidade na cozinha
Foto: Shutterstock

É possível deixar a cútis lisinha e macia com uma receita caseira de cera quente: a de açúcar com limão. A fórmula pode ser usada em todas as partes do corpo - inclusive nas áreas mais sensíveis, como axilas, buço e virilha -, e em todos os tipos de pele. 

“A depilação realizada com esse tipo de cera é eficiente, pois remove os pelos pela raiz e deixa a pele lisa por cerca de 20 dias, se ela for puxada no sentido contrário ao nascimento do pelo”, ressalta Luciana Soares Sales, esteticista e depiladora do Crislú SPA e Estética, de São Paulo.

Além de prática e eficaz, a cera de açúcar com limão reduz a sensação de ardência na pele e evita a obstrução dos pelos. Como a composição do limão tem múltiplas propriedades, ela ainda ajuda a ativar a circulação, tem ação bactericida, desintoxicante e adstringente.

Mas atenção, como o fruto é fotossensível, a proteção solar é obrigatória após a depilação para evitar manchas. Veja, a seguir, como preparar a receita da cera caseira que deixará sua pele lisinha e bonita por muito mais tempo.

Cera de açúcar e limão
Ingredientes

1 quilo de açúcar
1 copo (tipo americano) de suco de limão

Modo de preparo
Numa panela, coloque o açúcar e o suco de limão. Em seguida, misture os ingredientes até formar uma pasta. Continue mexendo, acenda o fogo alto e deixe derreter e ferver por aproximadamente seis minutos. Depois, continue mexendo por mais oito minutos em fogo baixo.

Para testar o ponto, coloque um pouco da cera num prato pequeno, pegue um pedaço com os dedos e verifique se está em ponto de fio. Se estiver, aplique em seguida. 

Aplicação
Faça um teste com a cera antes da aplicação. Coloque um pouco do produto em uma parte do corpo para ver como sua pele reage.
- Tenha muita atenção na hora de aplicar a cera, pois se cair no corpo ainda muito quente pode causar queimaduras graves.
- Depois de encerrar a depilação, tire os resíduos da cera no banho para evitar alergias. Em seguida, passe hidratante.
- Depois da depilação, evite passar sobre a pele produtos que contenham álcool em sua composição para evitar irritações.

Terra