publicidade
08 de julho de 2013 • 07h16

Transplante de fios corrige falha causada pela retirada da sobrancelha

 

Um olhar expressivo faz toda a diferença no visual do rosto, mas engana-se quem pensa que o resultado depende apenas de uma boa maquiagem ao redor dos olhos. Cílios e sobrancelhas são os responsáveis por moldar o semblante e acrescentar sentido às emoções que expressamos. No entanto, sem certos cuidados, a queda de pelos em ambas as regiões pode deixar falhas visíveis.

A alopecia por tração é comum e ocorre pela retirada excessiva e contínua dos pelos das sobrancelhas, já o uso de maquiagem definitiva pode danificar os cílios. “De tanto retirá-los, o bulbo capilar é danificado e acaba perdendo a raiz”, explica Thiago Bianco, cirurgião e diretor da Vinci Hair Clinic no Brasil. Uma solução para os dois problemas é realizar um transplante de fios, que promete devolver o aspecto natural das áreas.

O procedimento consiste em retirar uma pequena faixa de pele da região posterior do couro cabeludo com as raízes permanentes, sendo de 20 a 50 fios para utilizar como cílios e de 100 a 300 fios para as sobrancelhas. Em seguida, eles são inseridos na direção e angulação em que os pelinhos crescem na área a ser reconstruída. 

Sem deixar cicatrizes, a cirurgia necessita apenas da aplicação de uma anestesia local. “O local pode ficar em um pouco vermelho e inchado, além de o paciente, que está acordado, sentir um incômodo. Porém, após três ou cinco dias, ele já pode retornar à sua rotina”, completa. Minucioso, o trabalho é feito com o auxílio de microscópios que ampliam a visão em dez vezes, o que permite obter enxertos extremamente finos, assim como implantá-los de forma muito próxima, o que confere naturalidade. 

Passadas duas semanas, todos os pelos caem, mas a raiz permanece. “Isso é normal. Depois de três meses o fio começa a crescer”, esclarece Thiago. Porém, o resultado final e definitivo pode ser notado, em média, seis meses após a cirurgia. Por ser parte do cabelo, é necessário aparar a área que recebeu o transplante regularmente.

Qualquer pessoa pode realizar o procedimento, seja para reparar falhas ou por motivos estéticos, como as mulheres que procuram cílios mais densos e longos. Pacientes com maquiagem definitiva são bons candidatos à reconstrução, pois ela causa uma impressão de maior volume devido à cor do fundo.

Agência Hélice Terra