Sua Pele

Sua Pele

publicidade
12 de janeiro de 2012 • 12h00

Entenda como as alergias funcionam e trate-as com eficácia

Alergia é a resposta do organismo à presença de agentes externos
Foto: Shutterstock / Terra
 

Diariamente, a pele é bombardeada por substâncias capazes de desencadear reações alérgicas. Chamadas de alérgenos, os micro-organismos estão no pólen, nos ácaros, nos pelos de animais e em substâncias químicas. Embora o corpo todo seja suscetível à alergia, as mãos, os braços, o pescoço e o rosto são as áreas mais comuns. E simplesmente pelo fato de estarem mais expostas.



Sensível, a pele ainda pode apresentar alergia no contato direto com cremes e loções, por conta dos conservantes presentes na composição química. Além disso, determinados alimentos podem provocar reações cutâneas. "A pele é o maior órgão do corpo humano, servindo de barreira de proteção contra o meio ambiente externo. Por isto, fica sujeita aos agentes causadores de alergia existentes no ambiente", explica a Dra. Maria das Graças Mota, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).



Mesmo que não pareça, as alergias são necessárias e bem-vindas. Isto porque é uma maneira de o corpo, por meio de uma reação inflamatória imunológica do organismo, atacar o agente causador do problema. E os sintomas vão além da coceira, pois incluem urticária, inchaço e rachaduras. "Existem reações em pequenas áreas e reações que atingem toda a pele, podendo chegar a outros órgãos ou sistemas", acrescenta a Dra. Maria das Graças.



É melhor se controlar quando bater aquela vontade de coçar o local afetado pela alergia para não machucar a pele. Se aparecem bolhas, nem pense em furá-las, limpe com água e sabão para evitar infecções. Já, se a reação alérgica na pele provocar inchaço, faça uma compressa fria para diminuir o edema.



Não fique sentado esperando a alergia passar naturalmente. Procure um dermatologista para que o problema de saúde seja avaliado e tratado corretamente. O diagnóstico do especialista apontará para a causa da reação, podendo ser advertido o consumo de alimentos, o uso de medicamentos ou cosméticos.



Conheça as principais reações alérgicas sentidas na pele.



Eczema

Os problemas com reações alérgicas começam cedo. Já nos primeiros anos de vida, a criança é atacada por coceiras, chegando a formar bolhas na pele. Normalmente, aparecem nos cotovelos e atrás dos joelhos. A reação é provocada por alimentos ou inalação de produtos ao qual se tem alergia. Em uma consulta com especialista serão avaliados quais as substâncias geram o problema na pele.



Dermatite de contato

Como o próprio nome diz, a alergia se dá pelo contato com substâncias, como o níquel - presente na composição de cosméticos ou medicamentos - e plantas. A pele reage com coceira, vermelhidão e inflamação. Para tratar, é preciso manter a área higienizada com água e sabão e evitar o contato com o produto que provocou a alergia. E lembre-se de não coçar a pele, pois feridas podem ser formadas, correndo o risco de infecção.



Urticária

A urticária é caracterizada por forte coceira, vermelhidão e inchaço. Nesta época de verão, é comum o aparecimento da reação alérgica, que pode durar de poucos minutos, até dias. Além do calor, outros fatores desencadeiam o problema: alimentos, medicamentos e fatores emocionais.



Alergia a medicamentos

Analgésicos, anti-inflamatórios, antibióticos e relaxantes musculares provocam reações alérgicas devido à composição química. Como consequência, podem acontecer coceira, urticária, dificuldade para respirar e inflamação dos vasos sanguíneos.



Picadas de insetos

A picada de abelhas, vespas, marimbondos e formigas podem provocar reações intensas. Isto acontece como resposta às substâncias da saliva ou do veneno de insetos. Surgem pequenos caroços, principalmente nos braços, nas pernas e no rosto.



Alergia ao látex

É uma reação de hipersensibilidade imediata às luvas, balões, camisinhas e qualquer outro produto feito a base de látex. Normalmente, se manifesta dentro de alguns minutos, mas também pode acontecer mais tardiamente. A reação pode ser vista de forma mais discreta, com vermelhidão da pele, urticária ou coceira.



Agência Hélice,
Especial para o Terra
Terra Terra