0

De creme a compressa: saiba como se livrar do inchaço facial

9 dez 2013
07h21
  • separator
  • comentários

Comum pela manhã e mais perceptível nas bochechas e pálpebras, o inchaço facial pode estar ligado ao consumo excessivo de sal, à má qualidade do sono, às constantes alterações hormonais e até mesmo ao intenso calor. Apesar disso, não é preciso se desesperar, ele tem tudo para ser facilmente combatido com hábitos saudáveis e truques caseiros bem simples e eficazes.

Mesmo causando espanto ao acordar, a mudança temporária de fisionomia também pode ser causada por fatores como o uso prolongado de anticoncepcionais e problemas renais. Por isso, cabe somente a um médico fazer o diagnóstico e indicar o tratamento mais adequado para cada caso. “Enquanto isso, porém, vale a pena adotar alguns cuidados em casa que ajudam o organismo a eliminar o excesso de líquidos e as toxinas presentes no sangue”, recomenda Angélica Pimenta, dermatologista e especialista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).

Massagem facial
Por meio dos movimentos manuais, a massagem ativa a circulação sanguínea de todo o rosto. Para realizá-la em casa, basta fazer com os dedos manobras de baixo para cima e de dentro para a fora, especialmente ao redor dos olhos. A série deve ser repetida ao menos três vezes por semana, após acordar.

Cremes
Indispensáveis no dia a dia feminino, os cosméticos também são boas saídas para quem sofre em com o problema. “Os cremes que contêm substâncias como cafeína, silício e mentol potencializam a circulação e diminuem o inchaço”, informa a especialista. Géis de limpeza e tônicos faciais também auxiliam, pois controlam a oleosidade e diminuem os edemas.

Compressas geladas
Eterno truque caseiro, as compressas ajudam a atenuar o volume, pois a temperatura baixa tem efeito vasodilatador sobre a pele, permitindo que a musculatura do rosto fique mais relaxada, diminuindo o inchaço e mantendo os poros fechados. Por isso, no dia a dia, a dica é utilizar ingredientes calmantes, como a camomila, durante o processo, além de sempre lavar o rosto com água gelada logo ao acordar. 

Prevenção
Apesar de parecer o contrário, a ingestão de água durante o dia evita a retenção de líquidos, pois estimula a circulação sanguínea e o funcionamento dos rins, aumentando assim a eliminação das toxinas. “Chás diuréticos, como erva doce, cavalinha, carqueja, chá branco e chá verde, também ajudam”, completa Angélica.

O mesmo cuidado deve ser observado na alimentação. Feijão, grão-de-bico, chuchu, alface, banana, laranja e pepino têm propriedades anti-inflamatórias e diuréticas, capazes de ajudar a eliminar o líquido retido. Já frituras, embutidos e doces, representam verdadeiros vilões devido ao excesso de gordura, sal e açúcar.

Para completar, a prática regular de exercícios estimula a circulação sanguínea e a perda de peso, além de ter papel fundamental na redução do edema.

Fonte: Agência Hélice Fonte: Terra

compartilhe

comente

  • comentários
publicidade
publicidade