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Mix de vitaminas deixa pele saudável em qualquer idade

12 dez 2012 07h42
| atualizado às 07h42
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Uma alimentação equilibrada e rica em nutrientes é capaz de garantir a saúde e beleza da pele de dentro para fora em qualquer idade. Mais ainda se, no prato, não faltar alimentos ricos em vitaminas, essenciais para deixar a cútis saudável, luminosa e protegida contra os efeitos do tempo e da ação dos radicais livres.

Fundamental para o processo da renovação cutânea, vitamina A é essencial para todos os tipos de pele e pode ser encontrada na cenoura<br />
Fundamental para o processo da renovação cutânea, vitamina A é essencial para todos os tipos de pele e pode ser encontrada na cenoura
Foto: Shutterstock

O segredo para usar a alimentação como fonte de beleza está na variedade do cardápio, priorizando frutas, legumes e oleaginosas, já que é justamente a diversidade de vitaminas (cada qual num grupo ou tipo de alimento) que intensifica a produção dos antioxidantes, responsáveis pelo combate aos inimigos da pele. “Uma alimentação saudável recupera a cútis das agressões externas ambientais, como poluição do ar e a radiação solar”, explica Andréa Garcia, nutricionista e membro da Sociedade Brasileira de Nutrição Funcional (SBNF).

Confira, a seguir, quais as propriedades orgânicas responsáveis por manter a pele saudável e bonita (todas as referências são válidas apenas para adultos e idosos) e conheça seus principais benefícios.

Vitamina A
Fundamental para o processo da renovação cutânea, vitamina A é essencial para todos os tipos de pele, em especial para pessoas que já passaram dos 40, cuja reparação dos tecidos tende a ser mais lenta. “A vitamina A melhora a densidade e espessura da derme, combate a rugosidade e ainda previne o aparecimento de rugas finas”, explica José Aroldo, nutricionista e diretor da NutMed Cursos de Nutrição, do Rio de Janeiro.

Para conseguir a quantidade ideal do elemento é necessário consumir três colheres (de sopa) cheias de cenoura ralada e crua diariamente. Outros alimentos enriquecidos pelo composto são vegetais amarelos ou alaranjados, verduras com folhas verde-escuras, pêssego, gema de ovo, manteiga e fígado. Entretanto, é recomendado cuidado com a ingestão em excesso, pois ela pode ser prejudicial ao organismo e provocar danos à pele, como a descamação da cútis.

Vitamina C
Queridinha entre as mulheres, a vitamina C é capaz de clarear, prevenir e diminuir vincos profundos, além de combater a flacidez da pele, deixando-a firme e jovial.  A substância também é capaz de produzir colágeno, fundamental na constituição do tecido conjuntivo. O indicado é ingerir alimentos in natura e não sucos ou concentrados. “São necessárias três porções de frutas frescas, de preferência cítricas, (laranja, caju e abacaxi) ou verduras (agrião, couve e brócolis) para garantir uma cútis saudável”, afirma José Aroldo. 

Vitamina E
Ideal para proteger a pele contra os raios do sol, impurezas causadas por fatores externos, frio e calor excessivo, a vitamina E também é capaz de agir contra o envelhecimento cutâneo, devolvendo o viço à cútis e destruindo as células mortas. Outra característica do elemento é seu poder de regeneração dos tecidos. “Alimentos enriquecidos com vitaminas E são fundamentais para o rejuvenescimento”, ressalva Silvia de Mello, dermatologista do Núcleo de Saúde e Beleza da Clínica Ivo Pitanguy, do Rio de Janeiro.

O melhor de tudo é que com uma castanha-do-pará por dia é possível obter o índice recomendado da substância. “Se for difícil encontrar o produto originário da região Norte, boas opções para sua substituição são os óleos (azeite de oliva ou óleo vegetal)”, esclarece Andréa Garcia.   

Niacina
Responsável principalmente por combater a acne e clarear as manchinhas, a Niacina ainda equilibra a produção de sebo nas cútis mais oleosas e aumenta a quantidade de ceramidas, responsáveis pela hidratação, nas peles secas. A propriedade, pertencente à família da vitamina B, pode ser indicada para ambos os sexos e em todas as fases da vida.

A Niacina mantém o tônus muscular e nervoso, além do bom funcionamento do sistema digestivo. “A substância pode ser encontrada no peixe, feijão, ovos, fígado, leite, carnes magras, café, amendoim e cereais integrais, sendo que uma porção diária de qualquer um dos alimentos (dois copos no caso do leite) já consegue promover melhorias na pele”, recomenda José Aroldo.

Fonte: Agência Hélice
Fonte: Terra
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