0

No outono, lip balms e esfoliação evitam fissuras nos lábios

21 mar 2014
07h09
  • separator
  • comentários

Com a chegada do outono e dos ventos frios característicos da estação, a região dos lábios costuma ser atingida em cheio pelo ressecamento, ficando rachada e com aspecto craquelado. Por isso, nesta época do ano, vale a pena investir pesado no uso de alguns cosméticos específicos, formulados especialmente para promover a hidratação na área tratada e afastar de uma vez o risco de fissuras.

Mais preocupante do que se imagina, a perda de água nesta área danifica a semimucosa labial, diminuindo as células de defesa e facilitando, até mesmo, o surgimento de doenças como a herpes. Por essa razão, é fundamental cuidar dos lábios de forma especial, dando prioridade ao uso de produtos aprovados dermatologicamente que contêm elementos eficazes em sua composição, como dexpantenol, ceramidas, vitamina E e A, bisabolol, manteiga de karité, manteiga de cacau, ácido hialurônico, silicones e cera de abelhas, capazes de manter a região com uma aparência saudável, hidratada e vistosa.

Facilmente encontrados no formato de lip balms, conhecidos popularmente pelo nome de “hidratantes labiais”, gloses e protetores solares, esses ativos não apresentam qualquer contraindicação e podem ser aplicados por diversas vezes ao longo do dia.

“Enquanto falamos ou comemos, eles podem acabar sendo removidos involuntariamente da pele. Por isso, sempre que possível, o retoque é fundamental”, ressalta Angélica Pimenta, dermatologista, especialista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).   

Cuidados especiais
Além da hidratação, as mulheres devem incrementar os cuidados com os lábios por meio da esfoliação. O ritual pode ser feito uma vez por semana, com cosméticos específicos ou receitas caseiras, preparadas à base de açúcar e mel. Nestes casos, o processo precisa ser realizado de maneira suave, com movimentos leves para não machucar o local.  

No dia a dia, também é fundamental não passar a língua pela boca (a saliva tem ácidos próprios que podem causar irritações e até infecção) e nem retirar pedacinhos de pele morta da região. “Hábitos saudáveis como não fumar, ter uma alimentação balanceada, evitar alimentos ácidos, beber bastante água e não utilizar itens com fragrâncias sintéticas, parabenos e corantes, do tipo eosina e fluoresceína, também ajudam a atenuar o grau de ressecamento da boca”, informa a especialista.  

Fonte: Agência Hélice

compartilhe

comente

  • comentários
publicidade
publicidade