0

Propriedades minerais presentes no Mar Morto combatem a acne

10 out 2012
08h10
atualizado às 08h10
  • separator
  • 0
  • comentários

Fortes aliados no combate ao envelhecimento, os minerais existentes no Mar Morto também agem contra a acne. Por conta da alta taxa de salinidade encontrada tanto nas águas quanto na lama do lago oriental, os tratamentos feitos à base desses sais têm ação cicatrizante, anti-inflamatória e antisséptica, garantindo a redução das temidas espinhas.  

Tratamentos à base dos sais minerais existentes no Mar Morto têm ação cicatrizante, anti-inflamatória e antisséptica
Tratamentos à base dos sais minerais existentes no Mar Morto têm ação cicatrizante, anti-inflamatória e antisséptica
Foto: Shutterstock

Originada principalmente pela oleosidade da cútis, a acne pode afetar pessoas de todas as idades e causar a proliferação de micro-organismos, provocando inflamações na pele. Para combater esse mal, os minerais do Mar Morto têm princípios ativos que regeneram e hidratam a cútis, diminuindo a acne e devolvendo sua luminosidade. Essa ação é possível graças à grande concentração de cálcio, iodo, magnésio, potássio e sódio presente no grande lago.

No processo antiacne, cada substância tem uma função específica. O cálcio é fundamental na renovação celular, eliminando as células mortas e deixando a cútis revigorada, já o iodo, age como antisséptico, inibindo o desenvolvimento dos agentes causadores da acne. Por sua vez, o magnésio atua como calmante, o potássio regula a umidade da pele e, finalmente, o sódio é responsável em hidratar e proporcionar a maciez cutânea. “A combinação de todos esses sais potencializa a ação antiacne, além de clarear as manchinhas provocadas pelas espinhas”, afirma Giselle Zambrota, dermatologista do Espaço Be, de São Paulo.

Os tratamentos e produtos à base dos minerais do Mar Morto podem ser encontrados em casas especializadas e clínicas estéticas do País. Eles custam, em média, R$ 150 e precisam ser aplicados semanalmente entre seis e oito sessões para assegurar o resultado esperado.

Entre os métodos aplicados para combater a acne, destacam-se os banhos relaxantes e cosméticos que utilizam os sais para promover os benefícios do Mar Morto sobre a pele. “Esses minerais ainda nutrem as camadas mais superficiais da cútis, melhoram sua elasticidade e tonalidade e removem as toxinas”, ressalta Giselle.

Sobre o lago oriental
Localizado entre Israel e a Jordânia, com quase três milhões de anos, o Mar Morto está há 392 metros abaixo do nível do mar e possui 85 quilômetros de comprimento e 17 de largura. Rico em sais minerais, 12 deles só existentes nas suas águas, o grande lago é conhecido pelas propriedades medicinais e por conta da enorme quantidade de sal presente na região, impossibilitando a vida no mar.

Fonte: Agência Hélice Fonte: Terra
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade