Para Sua Pele

Para Sua Pele

publicidade
12 de junho de 2012 • 07h01

Rica em colágeno, clara de ovo combate flacidez do rosto

Clara do ovo deixa a pele mais firme porque é rica em colágeno e albumina, substâncias com poder de sustentação e efeito tensor
Foto: Shutterstock / Terra
  • Especial para o Terra
 

Depois de décadas carregando a fama de inimigo da saúde, o ovo é considerado, hoje, um dos grandes aliados do bem-estar e da beleza. O melhor de tudo é que os benefícios não estão restritos à ingestão do alimento. Eles também aparecem quando se usa o ovo sobre a pele, como matéria-prima de tratamentos estéticos caseiros.

“Quando aplicada no rosto por meio de máscaras faciais, a clara do ovo deixa a pele mais firme e aveludada porque contém colágeno (substância que dá sustentação à pele) e albumina, proteína com grande poder cicatrizante e que confere efeito tensor à cútis, deixando-a mais lisa e com menos flacidez”, explica Roberta Bibas, dermatologista pós-graduada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).

E os benefícios não param por aí. O selênio, zinco e as vitaminas A e E presentes no alimento são antioxidantes e ajudam a prevenir o envelhecimento precoce da cútis. A clara do ovo ainda fecha os poros graças à lisozima, enzima que enfraquece as bactérias, uma das principais causas do problema.

Outra vantagem é que a máscara de clara de ovo pode ser aplicada sem medo. “Ela não apresenta contraindicações e nem efeitos colaterais”, diz Gustavo Galves, professor em Estética Integral, Massoterapia, Eletroestética e diretor da Estética In Foco, de São Paulo.

Aprenda a preparar a máscara caseira com clara de ovo e usufrua dos benefícios dessa poderosa arma para a manutenção da saúde e beleza da cútis.

Máscara de clara de ovo com morangos
Ingredientes

1 clara de ovo
2 morangos médios
1 colher (de café) de mel

Modo de preparo
Amasse os morangos com ajuda de um garfo. Em seguida, bata a clara do ovo. Adicione o mel e misture.

Aplicação
Antes de aplicar a máscara no rosto, passe um algodão embebido em soro fisiológico sobre a pele. Em seguida, espalhe a máscara e deixe agir entre 15 e 20 minutos. Depois, enxague com água morna. O processo pode ser repetido a cada sete dias.

“Além de ter as propriedades benéficas da clara do ovo, essa máscara facial conta também com os benefícios do morango, que combate os radicais livres e tem ação antienvelhecimento por ser rico em vitamina C e polifenóis, assim como o mel, um dos grandes responsáveis por melhorar a elasticidade e conferir um toque aveludado à pele”, explica Roberta.

Terra Terra