Para Sua Pele

Para Sua Pele

publicidade
12 de outubro de 2012 • 08h03

Vitamina E nutre e hidrata peles sensíveis e irritadas

Vitamina E encontrada em alimentos, cosméticos e tratamentos estéticos deixa a pele firme, devolvendo a beleza e luminosidade das cútis sensíveis e irritadas
Foto: Shutterstock
 

Pouca oleosidade cutânea e tendência à irritabilidade caracterizam peles sensíveis, que além de ficarem ressecadas e sem brilho, também podem desenvolver manchinhas. Para acabar com esses problemas, porém, existe uma solução natural, encontrada em alimentos, cosméticos e tratamentos estéticos. Trata-se da vitamina E, substância que não só trata cútis sensíveis como, também, firma e devolve a luminosidade.
 
Considerado um dos mais potentes antioxidantes para a pele, capaz de eliminar os radicais livres responsáveis pelo envelhecimento cutâneo, a vitamina E também estimula a produção de colágeno, fundamental para a firmeza e elasticidade da cútis. Outro benefício dessa vitamina é proteger a pele contra os raios nocivos do sol, deixando-a hidratada e com uma barreira de proteção à radiação solar. 

“A vitamina E age contra a deterioração das células e promove a suavidade da superfície cutânea, reduzindo assim as linhas de expressão”, explica Paulo Kogake, esteticista e membro da Academia Brasileira de Estética. Para saber se o nível dessa vitamina está equilibrado no corpo é necessária uma consulta com um especialista, porém é possível conhecer os alimentos e tratamentos à base dessa vitamina e fazer uso deles para aproveitar seus benefícios. 

Alimentação
A ingestão de alimentos com a substância ajuda no rejuvenescimento da pele e promove sua maciez. “Nutrientes enriquecidos com vitamina E são responsáveis em melhorar o aspecto da pele sensível, diminuindo a irritação e combatendo a aspereza cutânea”, explica Fernanda Granja, nutricionista especialista em clínica funcional.

Entre os alimentos compostos por essa importante vitamina, destacam-se o abacate, o amendoim, o azeite de oliva, a castanha-do-pará, o óleo de gergelim e os pães integrais. Para manter o nível no organismo e ajudar a cútis sensível a ficar hidratada, o ideal é ingerir diariamente a quantidade indicada de alguns dos seguintes nutrientes: meia porção de abacate, uma xícara rasa de amendoim ou de castanha-do-pará, duas colheres cheias de óleo de gergelim ou de azeite de oliva e uma fatia de pão integral.

Cosméticos e tratamentos estéticos
Quando a alimentação balanceada fica a desejar, cremes e procedimentos à base de vitamina E podem preencher a nutrição que falta e se tornarem fortes aliados no combate às cútis irritadas e sem brilho. Entre os cosméticos mais conhecidos, encontra-se o óleo de abacate em cápsulas que promete combater o envelhecimento precoce da pele e proporcionar energia às células. O produto pode ser adquirido em spas ou farmácias de manipulação. 

Para quem prefere deixar as peles sensíveis nas mãos dos especialistas, os procedimentos estéticos que mais utilizam a vitamina em sua composição são as máscaras faciais que nutrem peles desvitalizadas e agem como regeneradoras celulares, e os famosos peelings, feitos em clínicas de beleza, que hidratam a cútis e combatem seu aspecto áspero.

Agência Hélice Terra Terra