publicidade
09 de janeiro de 2012 • 12h00

Peeling de ácido é eficaz contra manchas, rugas e acne

Os peelings de ácido retinóico ajudam a eliminar rugas finas, linhas de expressão e pequenas cicatrizes de acne
Foto: Shutterstock / Terra
 

Uma das melhores alternativas para quem possui rugas finas ou manchas e acne é o peeling de ácido retinóico. No entanto, por se tratar de uma substância química bastante forte, é preferível que o procedimento seja realizado por um médico dermatologista, e ainda assim, é necessário ter alguns cuidados pré e pós-tratamento.



O ácido retinóico, também conhecido como vitamina A ácida, provoca uma leve descamação na epiderme, elimina células mortas, estimula a renovação celular, e por conta disso, consegue eliminar rugas finas, manchas e atenuar o aspecto de acne. No entanto, para um resultado satisfatório, é preciso tomar alguns cuidados na utilização de tais substâncias. "Ele elimina as manchas, no entanto, deixa a pele bastante sensível nos dias que seguem a aplicação. Assim, o uso de filtro solar é indispensável nesse período", afirma Dra. Carla Magalhães, dermatologista membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Academia Americana de Dermatologia.



Além disso, pode haver a sensação de ardência e ressecamento no local. De acordo com a médica, o peeling é uma "queimadura química controlada" e esses sintomas são completamente normais, porém o uso de sabonetes deve ficar suspenso, ou ser evitado, no período de uma ou duas semanas, dependendo da tolerância da pele e de seu tempo de cicatrização.



Após a aplicação, é indicado o uso de hidratante e protetor solar, que também ajudam o processo de cicatrização. "Utilizar águas termais também ajudam, principalmente se ela estiver gelada. Ao hidratar constantemente a pele, as pacientes estão estimulando os fatores de cicatrização, além de diminuir o desconforto da descamação", finaliza Dra. Carla. Porém, ela lembra que por mais que sejam eficazes tais tratamentos devem ser feitos com moderação, respeitando o período de regeneração da pele e sob supervisão médica.



Agência Hélice,
Especial para o Terra
Terra