PUBLICIDADE

Terapia com fios combate envelhecimento e flacidez facial

23 fev 2012 - 12h00
Compartilhar

Mulheres a partir dos 35 anos começam a enfrentar um problema distante das mais jovens: a flacidez do rosto. Com a ação do tempo, a falta de cuidados contínuos e até mesmo pelo efeito "sanfona" das dietas feitas ao longo da vida, a pele, especialmente na região da bochecha, perde a firmeza. Mas para ajudar a levantar as maçãs do rosto e retardar a aparência envelhecida, um tratamento pouco conhecido e convencional promete bons resultados: a técnica da aplicação de fios.

Tratamento combate a flacidez em mulheres com mais de 35 anos
Tratamento combate a flacidez em mulheres com mais de 35 anos
Foto: Shutterstock / Terra


Pouco conhecido pelas mulheres, a terapia de fios de ouro e fios russos consiste em aplicar fios entre cinco e oito centímetros de fina espessura em uma camada de gordura logo abaixo da pele. Tudo é feito com a ajuda de uma agulha especial. A promessa é levantar o aspecto da face dando mais firmeza à aparência. Quem entende do assunto garante resultados, especialmente em ocorrências menos avançadas do problema. "As terapias com fios são eficazes em casos leves de flacidez", afirma o Dr. Francisco Fernando Bezerra Junior, dermatologista e membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD).



Apoio à pele

Tanto os tradicionais fios de ouro, feitos a partir do próprio metal, quanto os russos, de polipropileno, servem para dar sustentação ao tecido. Com eles, as estruturas faciais das maçãs e a linha da mandíbula são reposicionadas, fazendo com que a pele se torne menos flácida e com menos rugas. As técnicas ainda estimulam a produção de colágeno e elastina.



Contudo, materiais especiais ainda podem ser utilizados na produção do fio usado nos tratamentos. Plástico ou nylon também podem ser aplicados, desde que a pele seja bem hidratada e não muito fina. A terapia ainda tem novidade brasileira. Trata-se do fio biológico, 100% natural, desenvolvido a partir do óleo de mamona pelo cirurgião plástico brasileiro Athanase Christos Dontos, em conjunto com o departamento de Bioengenharia da Universidade de São Paulo (USP).



Neste caso, a vantagem é que o óleo da mamona, matéria-prima do fio biológico, tem estrutura química muito semelhante à da gordura humana, o que reduz níveis de rejeição (ou inflamação) e ainda aumenta a capacidade de estimular a produção de colágeno.



Cuidados especiais

A aplicação dos fios - de maneira geral - é considerada simples, já que pode ser feita em um ambulatório, com anestesia local, sem a necessidade de uma sala de cirurgia. "Exige, porém, técnica e experiência do especialista, por se tratar de um procedimento invasivo", ressalta o Dr. Athanase. O implante tem duração de 1 hora e custa, em média, entre R$ 1.500 e R$ 6.000, dependendo da quantidade de fios utilizados, que varia entre um e 14 no total.



Vale lembrar que o tratamento é exclusivo para o rosto. Tentativas de implante já foram feitas em várias áreas do corpo, como papada, braços, coxa e nádegas, mas sem sucesso. Por isso, fique alerta quanto ao procedimento proposto nas clínicas de estética e também à experiência do profissional para não ter surpresas desagradáveis ao final do tratamento.



Agência Hélice,
Especial para o Terra
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade