Sucos ajudam na hidratação corporal e no bronzeamento

22 nov 2011
17h53
atualizado em 23/11/2011 às 17h06

A água ainda é a principal e mais importante fonte de hidratação. São necessários oito copos para repor as perdas que sofremos durante o dia. A boa notícia é que os sucos naturais e a água de coco podem auxiliar nessa tarefa. Afinal, nada melhor do que tomar um suco gelado em dias quentes. Mais do que gostosos, eles hidratam e mantêm a temperatura do corpo equilibrada, com a eliminação de suor.

Tomar sucos no verão é sempre uma boa pedida para manter hidratação e bronzeado em boas condições
Tomar sucos no verão é sempre uma boa pedida para manter hidratação e bronzeado em boas condições
Foto: Shutterstock / Terra



As frutas têm um papel essencial na reposição de vitaminas e minerais. As vitaminas A, C e E são encontradas na cenoura, manga, pêssego, laranja, abóbora, mamão, acerola, morango e também nos vegetais, como brócolis, rúcula e espinafre. Eles ainda são importantes antioxidantes que impedem a ação dos radicais livres e protegem a pele dos danos dos raios UVB.



Alguns nutrientes acentuam a pigmentação da pele e ajudam a bronzeá-la. O consumo adequado da vitamina B é importante, uma vez que fixa por mais tempo o bronzeado na pele. Daí a importância de se consumir vegetais verde-escuros que podem ser adicionados aos sucos de frutas, como couve, agrião, hortelã ou aspargos.



Mesmo sendo menos calóricos do que outras bebidas é preciso tomar cuidado. Fabiana Honda, nutricionista da PB Consultoria em Nutrição, alerta sobre os riscos do consumo excessivo. "O suco hidrata, mas possui o açúcar das frutas, o que pode levar ao aumento de peso. Já os artificiais não são bem-vindos, pois além do açúcar, possuem muitos conservantes", alerta.



Juliana Pastorelli, nutricionista do Instituto Central do Hospital das Clínicas, explica que devemos ingerir líquidos mesmo quando não sentimos sede. "Quando sentimos necessidade de beber alguma coisa, significa que o organismo está enviando um sinal de que já estamos desidratados."



O ideal é começar a se hidratar algumas semanas antes de ir para a praia. Caso isso não seja possível, os sucos podem ser consumidos até 30 minutos antes de enfrentar um dia quente. "O consumo de alimentos ricos em nutrientes deve ser feito regularmente, pois são importantes não só para saúde da nossa pele, mas também por estarem envolvidos em diversas reações fisiológicas", afirma Fabiana.



Para quem gosta de água de coco

Este tipo de bebida é um isotônico natural, ótimo para repor os sais minerais perdidos com o suor. Porém, quem tem hipertensão arterial deve diminuir a quantidade ingerida. "A água de coco é rica em sais minerais, que junto com o calor da praia, aumenta a pressão arterial", alerta Juliana.



A água de coco em caixinha também não deixa de ser uma boa opção por causa do sódio, potássio, cálcio, magnésio, manganês, ferro, zinco e cobre. "O zinco, por exemplo, está relacionado ao antienvelhecimento e o cobre tem a função de pigmentação da pele", completa Fabiana.



Agência Hélice
Especial para o Terra
Fonte: Terra

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