0

Uso de maquiagem na praia pode deixar manchas na pele

22 fev 2013
07h10
atualizado às 07h10
  • separator
  • 0
  • comentários

Algumas mulheres são tão apaixonadas por maquiagem que até mesmo suas visitas à praia são acompanhadas por truques com os pincéis para cobrir e disfarçar imperfeições no rosto. O que muitas não sabem, porém, é que este hábito pode trazer consequências desagradáveis para a saúde e a beleza da cútis, devido à mistura de sol com componentes químicos.

<p>Exposição prolongada ao sol pode modificar a composição dos cosméticos</p>
Exposição prolongada ao sol pode modificar a composição dos cosméticos
Foto: Shutterstock

Ao ficarem em contato com os raios solares, substâncias como perfumes, conservantes e pigmentos podem sofrer um processo de modificação, tornando-se tóxicas. Como resultado, são desencadeadas dermatites de contato de vários tipos, sendo a fotoalergia (ação da luz ultravioleta que aumenta a reatividade cutânea) a mais comum. “Estas reações são muito comuns e, além de inflamações, podem causar manchas temporárias e até permanentes”, alerta Márcia Grieco, dermatologista do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos, de São Paulo.

Além das transformações químicas do arsenal de maquiagem, o vento, a areia e a água do mar sensibilizam ainda mais a cútis para receber camadas de pó, blush ou corretivo. “Esses fatores deixam a pele desidratada e com uma sensação de coceira ou queimadura, o que a deixa muito mais vulnerável à aplicação de qualquer produto”, enfatiza Márcia. Na face, as reações vão desde vermelhidão e coceira evoluindo para queimaduras.

Leve e natural
Na praia, com a exposição solar prolongada, o melhor mesmo é não usar maquiagem. No entanto, quem não quer ficar com o visual “cara lavada” o tempo todo, pode investir em produtos mais leves como as maquiagens minerais. Outra opção é evitar produtos cremosos e oleosos que, a princípio, podem até apresentar uma cobertura mais potente e uniforme, mas entopem os poros e impedem a cútis de respirar.

“É preciso optar por fórmulas à base de água, gel, oil-free ou sérum que, vão proteger da maneira correta e, assim, a pele ficará menos fragilizada ao final da estação”, afirma Márcia.

Fonte: Agência Hélice Fonte: Terra
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade