PUBLICIDADE

Conheça as vantagens dos produtos sem petrolatos

Shampoos, máscaras e condicionadores sem petrolatos mantêm os cabelos sempre bonitos e saudáveis

7 fev 2016 - 15h00
Compartilhar
Exibir comentários

Nem sempre basta comprar um shampoo específico para seu tipo de cabelo . Às vezes, alguns produtos podem deixar resíduos que comprometem a saúde e a beleza das madeixas. Por isso, é necessário procurar por cosméticos sem petrolatos.

Dê preferência a shampoos neutros ou para bebês.
Dê preferência a shampoos neutros ou para bebês.
Foto: iStock/Getty Images / Vivo Mais Saudável

Petrolatos são derivados do petróleo. Se você procurar no dicionário, vai saber que são substâncias gordurosas, praticamente inodoras e insípidas, insolúveis em água. Também vai descobrir que esses compostos são vendidos sob o nome comercial de vaselina, bastante comum em cosméticos.

Esses produtos são geralmente utilizados para lubrificar e dar e maciez aos fios, deixando-os mais fáceis de pentear. A ideia é que os petrolatos também garantam mais proteção. Porém, por serem insolúveis, essas substâncias se acumulam nos cabelos, invertendo a missão inicial.

Ou seja, em vez de protegidos, os fios podem ficar ressecados e acumular sujeira. Para retirar esses resíduos, é necessário recorrer a um shampoo de limpeza profunda, que também pode ser agressivo, se usado em demasia. Por isso, há quem defenda a compra de cosméticos sem petrolatos.

A dica é identificar os nomes dos compostos nos rótulos. Procure referências a silicones, buscando os finais “one” e “ane”. Verifique, ainda, a existência de substâncias como vaselina, petrolatum, parafina líquida (paraffinum liquidum), óleo mineral (mineral oil), petróleo liquefeito e óleo de parafina.

Esses componentes são bastante usados por serem baratos e passar a impressão de um cabelo saudável e bem-cuidado. Porém, no longo prazo, acontece o "efeito capa", com resultado exagerado, ao ponto de impedir inclusive a limpeza dos fios.

Além dos shampoos para retirar resíduos, que não podem ser utilizados com tanta frequência, sob o risco de agredir as madeixas, outra sugestão é recorrer ao shampoo neutro transparente ou ao shampoo infantil. Faça isso ao menos uma vez por semana, lembrando-se de lavar bem com água corrente, depois.

Os também são indicados para quem tem cabelos oleosos. Nesse caso, o uso deve ser eventual - cerca de uma vez por semana -, mas não precisa se restringir ao tratamento dos danos causados por procedimentos químicos ou pela poluição. Já quem tem cabelos secos deve utilizar essa alternativa no máximo uma vez por mês. 

Vivo Mais Saudável Vivo Mais Saudável, informação que faz bem.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade